A Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves se prepara para um dos momentos mais aguardados do calendário religioso do município: a tradicional procissão luminosa. Ela abrirá oficialmente a 147ª Festa em honra ao Padroeiro da cidade. O evento acontecerá na noite de segunda-feira, 10 de março. A expectativa é que mais de 3 mil pessoas, entre alunos de escolas católicas, catequizandos e fiéis da comunidade, participem desta celebração emocionante.
Neste ano, a procissão terá mudanças significativas em relação às edições de 2023 e 2024. A concentração dos participantes será na escadaria da Rua Marechal Floriano, esquina com a Rua Estefânia Pasquali, a partir das 19h. O início da procissão está marcado para as 19h30min. Posteriormente, o percurso seguirá pela Rua Marechal Deodoro até chegar em frente ao Santuário Santo Antônio, às 20h. Diferentemente dos anos anteriores, a bênção final será realizada de forma campal, sem a tradicional cerimônia dentro do Santuário.
Além de ser um evento religioso, a procissão também terá um viés solidário. Durante a concentração na Rua Marechal Floriano e a chegada no Santuário, serão instalados pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis. Os donativos arrecadados serão destinados à Casa Pão dos Pobres, que acima de tudo é uma importante pastoral social da Paróquia Santo Antônio. Mensalmente atende mais de 400 famílias em situação de vulnerabilidade.
Com velas distribuídas aos participantes, a procissão luminosa promete ser uma noite de emoção, fé e solidariedade. Bem como, é momento de celebrando a devoção ao Padroeiro Santo Antônio e reforçar os laços de união e ajuda mútua na cidade.
Homenagem aos Heróis do Resgate de 2024
Uma das novidades mais emocionantes deste ano será a homenagem aos voluntários, servidores e agentes públicos que atuaram nos resgates durante os deslizamentos e enchentes de 2024. Dessa forma, a procissão luminosa terá um momento dedicado a reconhecer o esforço e a solidariedade de todos aqueles que se dedicaram ao auxílio das vítimas e à reconstrução da cidade. Esse ato simboliza a gratidão da comunidade bentogonçalvense por aqueles que estiveram na linha de frente durante a crise.
Segurança durante a procissão
A organização do evento contará com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) para garantir a segurança dos participantes. Além disso, garantirá um bom fluxo para o trânsito durante a realização da procissão. Caso a previsão de chuva atrapalhe a realização no dia 10 de março, o evento será transferido para a segunda-feira seguinte, 17 de março, no mesmo horário.