Procissão luminosa de Santo Antônio supera expectativas e reúne mais de 2.200 fiéis em Bento Gonçalves

Evento busca principalmente a participação de alunos das escolas católicas do município, catequizandos e suas famílias, além dos grupos de jovens e demais fiéis

Publicado por
09:33 - 12/03/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Divulgação

Ocorreu na noite desta segunda-feira (11/03) a segunda edição da procissão luminosa de Santo Antônio, que marca o início da 146ª Festa de Santo Antônio no município e também o lançamento da Pré-Jornada Diocesana da Juventude. Mais de 2200 fiéis participaram do evento, que teve concentração na Praça Centenário, na rua Félix da Cunha e seguiu para o Santuário de Santo Antônio, onde foi realizada também a entrega dos tradicionais pães de Santo Antônio.

O evento superou em números a expectativa do padre Volmir Comparin, responsável pela paróquia Santo Antônio. “Na primeira edição, cerca de mil pessoas participaram da procissão e este ano esperávamos cerca de 1500”. Porém, o número de fiéis superou em mais de 100% a de 2023.

Após o início da procissão, na Praça Centenária, houve uma parada em frente a Prefeitura, onde havia um palco no calçadão. Nele, estavam a Cruz Peregrina, o Ícone de Maria e a Capelinha do Beato Carlo Acutis. No local, foi dado o início da Pré-Jornada Diocesana da Juventude, uma mobilização da Região Pastoral de Bento Gonçalves, que realiza os preparativos da Jornada Diocesana da Juventude, que acontece dia 31 de agosto, em Faria Lemos. Logo após, os fiéis seguiram em direção ao Santuário, onde chegaram por volta das 20h e foram acolhidos pelo pároco.

Comparin apontou a importância de Santo Antônio para o município: “Santo Antônio Marcou esta cidade. Sua presença, sua história, têm mantido firmes no senhor as famílias. Com Santo Antônio queremos renovar o espírito junto com as crianças, os adolescentes, e os familiares. Este ano especialmente com os jovens, que seja sempre um momento de paz e possamos por muitos anos fazer esta celebração, onde queremos mostrar que a nossa fé ainda tem valor, que a igreja ainda tenha o seu espaço e que nós possamos crer, amar e esperar”, disse.

A 146ª Festa de Santo Antônio já tem programação confirmada:
– De 1º de abril a 9 de junho acontecem as visitas com a imagem do santo em entidades.
– De 31 de maio à 13 de junho ocorrem as trezenas, sempre às 18h, no santuário.
– Dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, acontece a missa campal, às 15h e a tradicional procissão pelas ruas centrais.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp