
O Presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Anderson Zanella, participou de uma Audiência Pública no Congresso Federal que debateu os impactos da Reforma Tributária no setor vitivinícola brasileiro.
Promovida pela Comissão de Finanças e Tributação e conduzida pelo deputado federal Pedro Westphalen (Progressistas), a audiência teve como foco principal o Imposto Seletivo sobre bebidas alcoólicas — tema que tem gerado apreensão entre produtores, cooperativas e vinícolas.
O diretor da União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA), Maurício Salton, proferiu palestra sobre o impacto da nova estrutura tributária nos custos de produção do setor. Segundo simulação apresentada por ele, com a Reforma Tributária, a carga de tributos poderá aumentar de aproximadamente 26% para cerca de 54%, o que pode gerar uma grave crise na cadeia produtiva. O aumento afetaria desde os pequenos produtores que há décadas se dedicam aos parreirais, até as grandes vinícolas responsáveis por milhares de empregos em todo o país.
A presença de representantes do setor vitivinícola da Capital do Vinho e de autoridades municipais reforçou o engajamento de Bento Gonçalves na pauta de valorização dos vinhos e espumantes produzidos na região.
“Estamos aqui para defender o trabalho de milhares de famílias que vivem da produção de uva e vinho, e para garantir que o desenvolvimento do país caminhe junto com a valorização dos nossos produtos regionais. O diálogo entre os produtores, o poder público e o Congresso Nacional é o caminho para construirmos uma Reforma Tributária justa e equilibrada”, destacou Zanella.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), o presidente da Uvibra, Daniel Panizzi e diretor da Tecnovin Everton |Milano também estiveram presentes.