O Prêmio Exportação reconhece mais uma vez a Cooperativa Vinícola Aurora em iniciativa da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). A empresa receberá o troféu Destaque Setorial Agro pelo desenvolvimento da marca no mercado internacional. A cooperativa recebeu o seu primeiro troféu em 2016 e, desde então, vem crescendo no mercado externo. O volume comercializado em 2023 é três vezes maior ao registrado no primeiro ano de reconhecimento pelo prêmio. Em valor, as exportações cresceram 224% em nove anos.
Leia mais
36º Batalhão de Polícia Militar forma novos operadores em Atendimento Pré-Hospitalar em Combate
Tráfego na BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, será em sistema de pare e siga neste final de semana
Novas formas de emprego e gestão empresarial: os caminhos apontados na 1ª edição do CIC Connection em Caxias do Sul
Os espumantes foram os produtos que mais se destacaram em 2023, com um crescimento de 154% em relação a 2022, com um total de 72 mil litros exportados. No total, foram exportados 1,4 milhão de litros de vinhos, espumantes e sucos, sendo o que o volume negociado no Exterior apresenta o melhor resultado em 20 anos: alta de 43,6% frente a 2022. As bebidas chegaram para 17 países, tendo como principais destinos os continentes americano e asiático.
“A premiação representa todo o trabalho e perseverança que consolidamos na última década. Levamos a nossa cooperativa para todos os continentes, mostrando que é possível produzir com qualidade e sustentabilidade. Esse prêmio representa muito para nós, pois é fruto da dedicação das 1,1 mil famílias cooperadas e dos nossos mais de 500 funcionários”, valoriza Renê Tonello, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora.
O suco de uva representou 53,4% do total exportado. A linha zero álcool, que começou a ser vendida no mercado internacional em 2020, somente para a China (principal comprador – com quase 100% das aquisições) e a ilha de Curaçao. Em três anos (2020-2023), foram comercializados 1,7 milhão de litros da bebida gaseificada feita à base de suco de uva, o equivalente a 386.695 caixas.
A supervisora de Exportação e Importação da Cooperativa Vinícola Aurora, Giorgia Mezacasa Forest, projeta a continuidade dos resultados positivos para a exportação, mesmo com alguns desafios perante o cenário internacional.
“Esperamos fechar mais um ano com crescimento nas vendas, mas esse é um período com limitações de produção por conta da safra com menor volume que tivemos. Portanto, precisamos avaliar as operações para o Exterior caso a caso. Mesmo assim, neste primeiro semestre, exportamos mais de 585 mil litros entre vinhos, espumantes e sucos”, informa.
A China continua sendo o principal destino dos produtos da Aurora, seguido por Uruguai, Paraguai e Gana. Comparando o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período em 2024, houve um aumento de 47% na linha de espumantes e de 14% nas exportações de sucos.
Aurora no mercado brasileiro
A Cooperativa Vinícola Aurora é Líder nacional no mercado de vinhos finos brasileiros, sucos de uva integral e coolers. A marca está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, além do Exterior, comercializando para 17 países.
A Aurora elabora mais de 220 produtos, divididos em 13 linhas: Aurora, Pequenas Partilhas, Casa de Bento, Gioia, Conde de Foucauld, Marcus James Reservado, Keep Cooler, Sangue de Boi, Country Wine, Maison de Ville, Saint Germain, Prestige e Brazilian Soul (marca destinada ao mercado internacional).
Por ano, a cooperativa apresenta, em média, cinco produtos inéditos, além de novas safras de rótulos conhecidos. Em 2024, já foi apresentado o espumante Conde de Foucauld Moscatel e, no segundo semestre, ainda será lançada a linha zero álcool de Keep Cooler, nas versões uva branca e uva tinta, e as novas opções sem álcool na linha Aurora Zero Álcool. Também chegará ao mercado, até o fim do ano, o Espumante Extra Brut Aurora D.O. Altos de Pinto Bandeira Rosé.