Com foco em reduzir os impactos sociais causados pela doação de esmolas e ampliar a integração de pessoas em situação de rua aos serviços de cidadania, a Prefeitura de Bento Gonçalves iniciou a instalação de 20 placas viárias com a mensagem “Não dê esmolas”. Elas estão sendo posicionadas em pontos estratégicos, como semáforos da cidade, e incluem o telefone da Assistência Social/CREAS (3055-7357). Com isso, centraliza o atendimento e facilita a denúncia de casos que necessitem de auxílio.
A ação faz parte do programa “Bento em Ordem”, que, de acordo com a prefeitura, busca conscientizar os cidadãos sobre os efeitos negativos da esmola. Ao mesmo tempo, apresenta alternativas concretas para atender as necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade. Conforme o órgão público, serviços como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Casa de Passagem oferecem desde pernoite e alimentação. Além disso, dá apoio na busca por emprego, emissão de documentos e atendimento de saúde.
De acordo com o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, hoje há um levantamento claro que mais de 90% dos valores arrecadados por esmolas em semáforos e dentro do município de Bento Gonçalves são usados para a compra de álcool e drogas.
“Ou seja, para o sustento de seus vícios. Por esse motivo, pedimos para a população não dê a esmola e avise a Assistência Social para que a gente possa chegar nessas pessoas para auxiliá-las a sair desta situação”, afirma.
O prefeito Diogo Siqueira destacou a necessidade de mudar a percepção sobre a doação direta.
“Temos todos os serviços oferecidos na assistências, saúde, temos vagas de emprego, precisamos mudar o entendimento que quem dá esmola está auxiliando essas pessoas. Dar esmola é só piorar o vício no álcool, na droga. Aos poucos vamos avançando nessas ações”, diz.
As Secretarias de Desenvolvimento Social (SEDES), Esportes e Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU) promovem a ação, que integra o programa Bento em Ordem.
Estruturas de atendimento
- O Serviço de Abordagem Social, sediado no CREAS (Rua Caetano Darolt, nº 434, bairro Progresso), realiza busca ativa e atende demandas nas ruas de Bento Gonçalves. Funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com um canal 24h via WhatsApp: (54) 99222-8259.
- A Casa de Passagem, localizada na Rua Francisco Navarini, nº 136, no bairro Maria Goretti, funciona das 19h às 07h, oferecendo pernoite, alimentação e higiene.