Prefeitura de Bento Gonçalves orienta sobre a transição para o novo sistema de gestão municipal

Novo sistema entra em processo de instalação em 1º de julho e deve estar em funcionamento em até uma semana

Publicado por
14:17 - 21/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Prefeitura de Bento Gonçalves orienta sobre a transição para o novo sistema de gestão municipal

Foto: Ilustrativa/Pixabay

A partir de 1º de julho, a Prefeitura de Bento Gonçalves iniciará a instalação do novo sistema de software de gestão municipal fornecido pela Abase Sistemas e Soluções Ltda, vencedora do processo licitatório. A migração ocorrerá ao longo da semana, com expectativa de pleno funcionamento até 8 de julho.

A página oficial da Prefeitura centralizará todas as informações sobre a mudança, incluindo links para acesso ao novo ambiente de testes e homologação. O sistema atual será bloqueado para lançamentos de dados em 29 de junho, e os módulos do novo sistema serão liberados gradativamente.

O diretor da Coordenadoria de Tecnologias de Informação e Comunicação (CTEC), Nataniel Dendena, explica que a mudança abrange todos os sistemas em uso no município, exceto os de Saúde e Educação.

“Devido a impossibilidade de renovação do contrato atual, foi feita nova licitação. O município vem trabalhando em conjunto com a empresa para realizar a troca dos sistemas. Sabemos que esta troca gera apreensão, porém é necessária e estamos trabalhando para minimizar estes impactos”, afirmou Dendena.

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Para minimizar os impactos aos cidadãos, a emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica não será interrompida. A transição ocorrerá em 29 de junho, às 18 horas. A partir desse horário, todas as notas deverão ser emitidas pelo novo sistema. O sistema antigo ficará disponível apenas para consulta até 10 de julho. A previsão é que até 8 de julho todas as informações do módulo de Nota Fiscal do sistema antigo estejam migradas para o sistema da Abase.

As empresas autorizadas a emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica até 23 de junho poderão continuar fazendo isso sem interrupções. Novas empresas cadastradas a partir da próxima segunda-feira poderão emitir notas assim que o sistema estiver implantado.

Durante a migração, a numeração sequencial das notas será reiniciada, criando uma nova série para diferenciar as emissões.

Empresas que utilizam sistemas próprios para emissão de notas devem integrá-los ao novo fornecedor. O ambiente de homologação para integração via webservice já está disponível em https://demoiss.abase.com.br. Na tela inicial, a opção “Ferramentas para desenvolvedores” fornece manuais e exemplos de integração. Para suporte, envie um e-mail para [email protected].

Para contribuintes que emitem nota fiscal através do sistema municipal, um novo portal estará disponível a partir de 29 de junho, às 18 horas. Para acessar, utilize seu CNPJ e senha atual. Um e-mail será enviado com um código para cadastrar a nova senha. Atualizações de e-mail devem ser feitas até 23 de junho através da Sala do Empreendedor pelo telefone 54-3055-7051.

Estão sendo disponibilizados três logins para testes no novo sistema de emissão de NFS-e da Abase, permitindo que os contribuintes simulem emissões de notas e se familiarizem com os novos layouts.

Suspensão Temporária da Abertura de Processos Digitais

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) informa que, devido à troca de sistema, a abertura de processos no modelo digital estará suspensa de 24 de junho a 10 de julho. Quem necessitar abrir processos com prazo ou urgência deve se dirigir ao IPURB ou entrar em contato pelo telefone/WhatsApp 54-3055-7188. O IPURB está localizado na Rua 10 de Novembro, 190 – Fundos, anexo ao Complexo Administrativo.

Mais informações sobre a troca de sistemas podem ser acessadas em https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/pagina/orientacoes-sobre-alteracao-dos-sistemas-de-gestao-municipal

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp