1º DE JANEIRO

Prefeito, vice e vereadores eleitos tomam posse em Bento Gonçalves

Administração do município aproveitou a oportunidade para anunciar seu quadro de secretários

Prefeito, vice e vereadores eleitos tomam posse em Bento Gonçalves
Foto: Jonathan Zanotto / GrupoRscom

A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves realizou, nesta quarta-feira (1º), a cerimônia de posse dos 17 vereadores que compõe a legislatura municipal para o próximo quadriênio. Na oportunidade, também foi oficializada a posse para o segundo mandato do prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, eleito com mais de 60% dos votos, nas eleições de outubro do ano passado.

Após a sessão, foi realizada a votação para o presidente da Casa Legislativa. O vereador, Anderson Zanella (PP), foi confirmado como o novo presidente, para o biênio 2025/2026. Zanella foi eleito com 11 votos dos 17 possíveis.

Moisés Scussel Neto (MDB) recebeu 5 votos, enquanto Volmar Giordani (Republicanos) teve 1 voto. Também foram confirmados Thiago Fabris (Progressistas) como vice-presidente, Letícia Bonassina (PL), a primeira secretária, e Sidinei da Silva (PSDB), como segundo secretário.

O vereador Edson Biasi será líder do Progressistas. Joel Bolsonaro será o líder do PL. José Gava lidera no PSDB e Moisés Scussel no MDB, partidos que têm mais de um vereador no Legislativo.

Representação feminina na Câmara

Após 12 anos, Bento Gonçalves volta a ter uma representante feminina no Legislativo. Letícia Bonassina foi eleita com 1.399 votos. Ela é a primeira mulher eleita para a Câmara de Vereadores, desde Marlen Pelicioli e Neilene Lunelli, que foram as últimas mulheres eleitas para o Legislativo de Bento, em 2012. Com 27 anos, ela é mãe de filhos gêmeos. Letícia foi eleita pelo Partido Liberal (PL).

Posse e manutenção do cargo de prefeito

Após a sessão da Câmara de Vereadores, foi realizada uma cerimônia para da posse ao cargo do prefeito reeleito, Diogo Segabinazzi Siqueira, e o vice-prefeito, Amarildo Lucatelli. O atosolene foi realizado no Salão Nobre do Palácio Municipal. O evento reuniu autoridades, familiares e comunidade.

Em seu primeiro discurso como presidente eleito da Casa legislativa, Anderson Zanella, destacou a busca por harmonia e entregar aos cidadãos de Bento Gonçalves as demandas esperadas.

“Caminharemos juntos lado a lado para conseguirmos fazer as melhores entregas possíveis. Tenho a certeza de que faremos nestes quatro anos um trabalho com muita resiliência, de uma Bento cada vez melhor. Trabalharemos lado a lado, executivo e legislativo, olhando para nossa gente com um olhar, que ela precisa, de respeito e confiança”, confirmou o presidente.

Após assinatura do Termo de Posse, o vice-prefeito, Amarildo Lucatteli, agradeceu a oportunidade de governar por um segundo mandato.

“Quero pedir saúde, sabedoria e que a gente possa conduzir por mais quatro anos, esse município, fazendo o bem para as pessoas. Quero, também, dizer que a eleição passou e que nosso Governo é para todos. Vamos seguir trabalhando, buscando tornar nossa cidade, cada vez mais, um lugar melhor para se viver. Temos um compromisso com cada cidadão e isso que faremos nestes próximos anos. Obrigado a todos que confiaram em nosso trabalho. Juntos, venceremos todos os desafios”.

O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira lembrou os desafios enfrentados juntamente com a população, como a pandemia e os deslizamentos de maio.

“São desafios que fortificaram a nossa população. Nossa população mostrou que Bento Gonçalves tem sua força, coragem. Muito do nosso governo será para entender que como sociedade podemos ir mais longe com todo mundo junto. Nossa base será a ordem, é buscar mais qualidade de vida, dar mais tranquilidade para todos viverem com segurança. É ordem em todos os setores, é oferecer trabalho, isso está em nossa alma. Baixar a cabeça e trabalhar, e nosso município seguirá avançando. Nosso agradecimento a todos pela confiança”, disse.

A expectativa agora é pelo anúncio do corpo de secretariado que conduzirão as pastas do município pelos próximos quatro anos. Siqueira sinalizou que não pretende mudar as principais peças, mas que as mudanças necessárias deverão ser feitas.

Alguns nomes que estarão à frente das secretarias da administração municipal durante a nova gestão, foram anunciados na tarde desta quarta-feira (1º).

Na educação, assume Andreza Peruzzo. Formada em Licenciatura Plena e Pedagogia, com pós-graduação em coordenação pedagógica. É professora com mais de 20 anos de profissão, dedicando os últimos seis anos à gestão escolar da EMTI São Roque.

Na segurança, a pasta comandada durante quatro anos pelo Tenente-Coronel Paulo César de Carvalho, passa a ter como titular o Coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva, que estava à frente da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC 9). Também atuou por oito anos à frente do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves.

Na pasta da agricultura, o subprefeito de Faria Lemos, eleito vereador, Luís Carlos De Mari, assume a titularidade da pasta.

No Desenvolvimento Econômico, o vereador suplente e empresário Davi Da Rold assume a pasta no lugar de André Ferreira.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura municipal, o quadro de secretários será o seguinte:


Procuradoria-geral do Município Sidgrei A. Machado Spassini (fevereiro) 
Secretaria de Finanças Elisiane Schenatto 
Secretaria de Administração Matheus Barbosa 
Secretaria de Saúde Daiane Piucco
Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Virissimo (reassume em fevereiro)
Secretaria do Meio Ambiente Volnei Tesser
Secretaria de Viação e Obras Públicas Carlos Quadros
Secretaria de Cultura Evandro Soares 
Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana Diego Salini
Secretaria de Turismo interinamente Evandro Soares 
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Melissa Bertoletti Gauer
Coordenadoria de Tecnologia em Informação e Comunicação Nataniel Dendena

Pastas com alterações:
Secretaria de Agricultura Luis Carlos De Mari (assume em fevereiro)

Secretaria de Educação Andressa Peruzzo 

Secretaria de Segurança Pública Coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva

Secretaria de Desenvolvimento Econômico Davi da Rold