O prefeito reeleito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, será o destaque do programa Sem Nome, que vai ao ar nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, das 13h às 14h, pela Rádio Bento e também no Facebook do portal Leouve. Em entrevista conduzida pelo jornalista Gerson Lenhard, o prefeito abordou questões polêmicas e apontou os rumos para seu segundo mandato, destacando temas como a evolução de sua comunicação política, a postura firme em situações de crise e a continuidade do trabalho à frente da administração municipal.
O impacto da comunicação
Provocado sobre a mudança de imagem de sua gestão, anteriormente vista como “apática” e hoje marcada por uma comunicação mais acessível e direta, o prefeito destacou o papel de sua equipe.
“Nós temos uma assessoria em comunicação excelente na prefeitura, tem aqui a Emanuele Nicola, tem o Márcio Possamai, tem uma turma muito boa lá dentro, que faz essa comunicação institucional. Agora, a gente precisa escolher as brigas. Eu acredito muito nisso. Não vamos entrar em qualquer briga porque a população às vezes gosta. Então, sempre que a gente pode tentar conciliar, tentar conversar, acertar com as diferenças, às vezes com ideologias completamente diferentes daquilo que a gente acredita, a gente tem que conversar”, diz.
Siqueira também comentou a necessidade de dialogar com diferentes segmentos, mesmo em cenários de divergência ideológica.
“Eu não posso fechar as portas com o governo estadual, com o governo federal. Eu tenho que ter esse contato com esses governos. E independente do meu partido, tem que tratar todos com o mesmo respeito que você tem de ser tratado. Então, quando eu vejo que eu não tenho esse respeito recíproco, aí sim a gente tem que entrar com uma postura mais firme. Não adianta ficar com aquela política de antigamente do tapinha nas costas, a gente vai ser enrolado, a gente vai sendo passado por cima, alguém vai receber os recursos, alguém vai receber toda a atenção, e se a gente não entrar com uma firmeza, ninguém vai olhar para nós também.”, explica.
Reconstrução e colaboração
Durante o programa, o prefeito destacou o empenho da comunidade na reconstrução de infraestruturas após desafios recentes. Ele celebrou a entrega da ligação Cotiporã-Bento Gonçalves e agradeceu o apoio de voluntários e entidades.
“Eu preciso agradecer a todos os voluntários pelo recurso que foi doado pelo povo. Do povo pelo povo. Eu gosto muito disso. Eu acho que a maior instituição que tem no Brasil é o povo quando entendem o que é uma prioridade. Todo mundo pegou junto. Aqui em Bento, na região da Serra Gaúcha, o Brasil inteiro nos ajudou. Quero agradecer ao CIC, Movergs, CDL, SICREDI, entre outros”, afirma.
O prefeito também detalhou o investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, oriundos de recursos municipais, para a reconstrução da infraestrutura e obras emergenciais.
“A gente vai chegar tranquilamente a uns 20 milhões de reais entre tudo que a prefeitura investiu, entre asfalto, tubulação, maquinário, reconstrução, horas máquina, custo de funcionários para recuperar e só vai brincando. E se a gente vai pegar o que veio da iniciativa privada, quase chega esse valor também”, conta.
Manutenção da equipe de governo
Quanto à formação do secretariado para o novo mandato, o prefeito afirmou a continuidade da base da administração, valorizando a lealdade e a experiência acumulada. A secretária de Finanças Elisiane Schenato, o secretário de Administração Matheus Barbosa e o procurador geral do município Sidgrei Spassini, permanecem . Bem como, Eduardo Virissimo retorna à Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) ao longo do primeiro trimestre. Outro nome cogitado é o vereador eleito, Luis Carlos de Mari (Caco).
Com essa abordagem, Diogo Siqueira inicia mais um ciclo à frente da prefeitura de Bento Gonçalves, reafirmando seu compromisso com a transparência e a dedicação às demandas da comunidade. A entrevista completa pode ser acompanhada ao vivo na programação especial da Rádio Bento e nas redes sociais do Leouve.