A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, nesta quinta-feira (7), a primeira fase de uma operação contra uma facção criminosa, suspeita de comandar um esquema de estelionato e extorsão em diferentes estados brasileiros. Em Bento Gonçalves (RS), um homem de 30 anos foi detido. Ele prestou esclarecimentos e teve sua prisão preventiva solicitada pela polícia.
De acordo com informações obtidas pela reportagem do Grupo RSCOM, pelo menos cinco outras pessoas são investigadas, em Caxias do Sul (RS) e em Santa Catarina, por participação no esquema, que teria gerado milhões de reais para a facção. Em cumprimento de mandados de busca, foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos, cartões e outros materiais ligados à atividade criminosa.
As investigações, conduzidas pelos agentes do 89º Distrito Policial de São Paulo, desde de setembro, apontam que o grupo aplicava o chamado “golpe dos nudes” e ameaçava vítimas com extorsões. Em um dos casos, um médico paulista foi extorquido em mais de R$ 600 mil e teve a família ameaçada por membros armados.
Para ocultar a origem dos valores obtidos, a facção investia em imóveis e veículos de luxo, principalmente em Santa Catarina, que, segundo a polícia, estaria se tornando a nova base de operações da facção criminosa. Os bens eram registrados em nome de pessoas ligadas à organização criminosa.