O projeto Pipa Parade terá seu lançamento oficial neste domingo (24), em Bento Gonçalves. A iniciativa reúne 30 artistas nacionais que criarão pinturas em pipas e barricas de vinho, com intervenções artísticas que celebram os 150 anos da imigração italiana na região. O evento ocorre das 14h às 18h, no pavilhão E da Fundaparque, marcando o início de uma programação cultural que se estende até março de 2025.
A exposição das barricas será realizada entre 7 de janeiro e 1º de março, em mais de 30 pontos na Serra Gaúcha, como parte da programação do Bento em Vindima. Além disso, entre janeiro e fevereiro, está previsto o Pipa Parade Festival, no Vale dos Vinhedos, com data e local a serem definidos.
Durante o evento de lançamento, duas apresentações musicais estão confirmadas: o DJ Alex de Assis, às 14h, e o Leo Oliveira Trio, às 16h.
Arte em barricas e pipas
O projeto contempla intervenções artísticas em barricas de 225 litros e pipas de diferentes tamanhos. Entre os artistas convidados estão Eduardo Vieira da Cunha, Marilice Corona, Iotti, Carla Barth, Xadalu M Jekupé e Pati Rigon. As obras terão como tema central a valorização da imigração italiana e da cultura local.
Expectativas e parcerias
Matheus Vigel, COO da Wine Locals, destaca a importância do evento:
“Estamos muito entusiasmados em levar a etapa de criação do Pipa Parade para Bento. Será incrível ver 30 artistas reconhecidos transformando barricas em arte no berço da imigração italiana”.
O secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Evandro Soares, reforça o impacto cultural do projeto:
“É uma honra integrar o Pipa Parade ao Bento em Vindima. Este evento irá colorir ainda mais a cidade e oferecer à população a oportunidade de apreciar obras de arte ao ar livre”.
A programação do Bento em Vindima 2025 já está em planejamento e deve incluir atrações como pisa da uva, apresentações culturais e eventos em parceria com roteiros turísticos e gastronômicos.
O Pipa Parade conta com o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (SEGH), do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), do Sebrae, da Uvibra – União Brasileira de Vitivinicultura e do programa Somos RS.