Bento Gonçalves

Passeio de trem completa 30 anos e recebe homenagem em Bento Gonçalves

Atrativo se destaca como um dos principais indutores de turismo na serra gaúcha

Passeio de trem
Família Giordani e autoridades n o ato de concessão de portaria de louvor e agradecimento


O passeio de trem/Maria Fumaça completou 30 anos neste ano de 2023 e configura-se como um dos principais atrativos turísticos da serra gaúcha. Explorado comercialmente pela Giordani Turismo, empresa com 130 funcionários, o passeio inicialmente era feito entre Bento Gonçalves e a estação de Jaboticaba, perto da ponte Ernesto Dorneles na divisa com Veranópolis. Posteriormente por uma questão logística o itinerário mudou de sentido e integrou os municípios de Garibaldi e Carlos Barbosa.

Por iniciativa do vereador Anderson Zanella(PP) os 30 anos deste atrativo foram celebrados na noite de terça-feira, 31. “O trem, a Maria Fumaça., hoje, muito mais que um meio de transportes, representa parte importante de nossa memória coletiva, preserva a história e traz diversão conectando pessoas, comunidades e gerando riquezas”, destacou o vereador proponente, que não deixou de enaltecer as virtudes de Leonel Giordani, o pai dos atuais diretores. Ele ainda lembrou das dificuldades enfrentadas com coragem pela empresa durante a pandemia.

Também o prefeito Diogo Siqueira destacou que a Maria Fumaça é hoje um dos principais cartões postais do município  e um dos símbolos da cidade.

Noites de trabalho

Quem falou em nome da empresa/atrativo homenageado foi a diretor a do Grupo Giordani, Suzana Tercília Giordani. Ela lembrou que quando “seu Nelo” acreditou no projeto, muitos o alertaram de que estaria colocando seu patrimônio em risco. “Mecânico de mão cheia, embora os trens não fossem sua expertise, ele perdeu muitas noites de sono para deixar a Maria Fumaça em dia para a viagem do dia seguinte”, destacou Suzana.

Ela ainda agradeceu o grupo de funcionários, aos músicos “que dão vida ao passeio”, empresas parceiras e às comunidades por onde o trem passa. Dividindo a honra recebida com todos os familiares, entre eles a mãe Paulina, a diretora não deixou de mencionar a visão de futuro. “Logo estaremos ampliando a operação com o passeio do trem do Pampa, em Livramento”, destacou com o tom otimista que só quem já superou diversas dificuldades e prosperou pode usar.