Paróquia de Bento Gonçalves celebra 35 anos de sacerdócio do padre Volmir Comparin

Missa lotou o Santuário Santo Antônio no domingo (3), mesmo com o mau tempo; após celebração religiosa, houve almoço no salão paroquial

Missa em ação de graças pelos 35 anos de ordenação Pe. Volmir 1 - Foto Maurício Poletto Deon
Fotos: Maurício Poletto Deon

A Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves celebrou no domingo (3), os 35 anos de vida sacerdotal do pároco Volmir Comparin. A programação incluiu Missa em ação de graças, lotando o Santuário Santo Antônio, e um almoço de confraternização no Salão Paroquial. A celebração também antecipou os festejos pelos 60 anos de vida do padre, que completa em 2025.

Apesar da chuva, familiares, amigos e representantes das comunidades compareceram em grande número à Eucaristia, presidida por padre Volmir. A Missa teve a concelebração do vigário da Paróquia, padre Vinicius Fedrizzi Caberlon, do vigário geral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, e do padre Ernesto Camerini, primo do homenageado, da congregação dos Josefinos de Murialdo.

Natural de Bento Gonçalves, padre Volmir nasceu em 20 de abril de 1965. Ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, e cursou Filosofia e Teologia. Foi ordenado sacerdote em 6 de maio de 1990, na Paróquia São Roque, por Dom Paulo Moretto.

Ao longo das últimas três décadas e meia, atuou em diversas paróquias, foi formador de seminaristas e reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. Em 2022, assumiu a Paróquia e o Santuário Santo Antônio, por nomeação de Dom José Gislon.

Durante a celebração, padre Leonardo agradeceu, em nome da Diocese, pela trajetória e dedicação de Volmir:

“Seu testemunho, zelo e cuidado com o povo de Deus são um exemplo. Que Deus o conserve na missão.”

A cerimônia contou ainda com homenagens dos pais do pároco, Benjamin e Adelina, que entregaram um presente em nome da família. Catequizandos também participaram, entregando cartas e recebendo a bênção do padre.

Em sua fala final, Volmir agradeceu pela presença e pelas orações.

“Não sei por quanto tempo mais Deus vai me permitir trabalhar, mas seguirei até a última gota de sangue”, disse emocionado.

No almoço, além de amigos e familiares, estiveram presentes integrantes das comunidades e festeiros das edições de Santo Antônio entre 2022 e 2025. Como presente, a Paróquia entregou ao padre uma estola personalizada com a imagem do padroeiro do Santuário.