PLANEJAMENTO DE SUCESSÃO

Palestra aborda continuidade de negócios familiares em Bento Gonçalves

Evento com a psicóloga Ivana Hilgert será na próxima segunda-feira (25), a partir das 8 horas. Inscrições estão abertas

O encontro acontece na sede da entidade a partir das 8 horas, com entrada gratuita para associados do CIC-BG.
O encontro acontece na sede da entidade a partir das 8 horas, com entrada gratuita para associados do CIC-BG. | Foto: Diego Pereira/ Grupo RSCOM

Garantir a continuidade de um negócio familiar é um dos maiores desafios enfrentados por empreendedores. Pensando nisso, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves realiza, na próxima segunda-feira (25), a palestra “Sucessão e Perpetuidade”, ministrada pela psicóloga Ivana Hilgert, especialista em desenvolvimento humano e consultora para famílias empresariais.

O encontro acontece na sede da entidade a partir das 8 horas, com entrada gratuita para associados do CIC-BG e investimento de R$ 80 para não sócios.

Psicóloga Ivana Hilgert
| Foto: Divulgação

A palestra visa auxiliar famílias empresárias a superar os desafios do planejamento sucessório, promovendo diálogos estruturados que respeitem os valores e objetivos familiares, enquanto preservam a harmonia entre os envolvidos. Ivana abordará estratégias para a perpetuidade dos negócios, destacando a importância de conversas transparentes sobre o futuro empresarial.

“Discutir o planejamento sucessório é essencial para a longevidade e competitividade das empresas familiares, especialmente em um contexto de crescente diversidade geracional e complexidade no ambiente de negócios”, afirma Ivana.

Os dados reforçam a urgência do tema. Segundo a Pesquisa Global da PwC de 2021, 44% das empresas familiares no Brasil não possuem um plano de sucessão, e 72,4% carecem de sucessores definidos para cargos estratégicos, como presidência e diretoria. Além disso, embora essas empresas representem 65% do PIB nacional e empreguem 75% da força de trabalho, apenas 36% sobrevivem à segunda geração, e 30% chegam à terceira, segundo o Banco Mundial.

Ivana destaca que a ausência de planejamento sucessório estruturado é um dos principais fatores que levam ao fracasso desses negócios.

“É fundamental que as famílias empresárias busquem preparar suas futuras gerações para a continuidade do negócio, criando um ambiente de cooperação e prosperidade, tanto dentro da família quanto no contexto empresarial”, enfatiza.

As inscrições para a palestra estão abertas e podem ser realizadas pelo site do CIC-BG ou diretamente através deste link.