A 24ª edição da Movelsul Brasil teve a abertura oficial na tarde desta segunda-feira (17), no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). Reconhecida como a maior feira de móveis B2B da América Latina, a iniciativa reforça seu compromisso de conectar negócios e fomentar o desenvolvimento do setor moveleiro. O evento ocorre até 20 de fevereiro, das 12h às 19h, reunindo 247 marcas expositoras e visitantes de mais de 30 países.
Realizada pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) desde 1977, a feira se reinventa nesta edição com novos projetos. Além disso, garante um olhar ampliado sobre as demandas do setor. Conforme a presidente do Sindmóveis, Cíntia Weirich, a expectativa para este ano é grande e vêm como novidades.
“Planejamos uma grande feira para todo o setor. A feira neste ano está mais completa, trazendo novos segmentos de expositores, no corporativo, lojistas, decor. Temos mais de 240 expositores e mais de 30 países credenciados. Então é um ambiente propício para a geração de muitos negócios”, ressalta Cíntia.
Além disso, a presidente reforça que além dos negócios gerados dentro da feira, deixa Bento Gonçalves em destaque para o Brasil e o mundo.
“Promove também o município, a cidade, outros setores do nosso estado e do nosso município. Estamos muito confiantes de que teremos mais uma grande feira, as expectativas estão muito boas. Podemos observar nesses poucas horas de feira que os corredores já estão bem movimentados, então com certeza teremos uma grande feira”, completa.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, a feira tem impacto significativo na economia estadual.
“Saudamos com muita alegria a retomada desse evento que é muito importante para o Estado, sob o aspecto do foco do evento, que é o setor imobiliário, mas também por tudo que um evento como esse representa para a economia. Ele movimenta os hotéis, ele movimenta os restaurantes e auxilia na economia do nosso Estado”, disse Polo.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, também ressaltou a relevância da feira.
“Esse evento acaba desenvolvendo Bento Gonçalves. Nesses dias a gente vai ver aqui empresários, compradores, vendedores, pessoas vindo de todo aquele lugar do Brasil, do mundo inteiro, participando da realidade de Bento Gonçalves. Isso movimenta a nossa economia. Movimenta em primeiro lugar essa potência que é a indústria moveleira. A indústria moveleira vai desenvolver outros setores. A construção civil vai desenvolver novos patrimônios e novas empresas surgindo” afirma Siqueira.
Com uma programação diversificada e oportunidades de negócio, a Movelsul Brasil 2025 reafirma sua posição como plataforma estratégica para o setor moveleiro, impulsionando tendências e fortalecendo conexões comerciais.
Os destaques da feira
Entre os destaques do evento, está o Movelsul Conecta, localizado no Pavilhão E, que traz um formato inovador ao reunir marcas de móveis planejados, mobiliário corporativo, decoração e serviços para o varejo. No mesmo espaço, acontece a Arena do Conhecimento, com palestras ministradas por grandes nomes do setor. Bem como, a exposição do 26º Prêmio Salão Design, a mais tradicional premiação brasileira de design de mobiliário.
Outro atrativo é a exposição de uma Tiny House de 45m², no Pavilhão B, demonstrando soluções para pequenos espaços. Já o Pavilhão D abriga a mostra “Design da Imigração: Primórdios do Aqui e Agora”, com 45 artefatos históricos produzidos por imigrantes alemães e italianos.
A Movelsul Brasil também se destaca como um impulsionador de negócios, promovendo rodadas de networking e o Lounge Internacional, ponto de encontro para visitantes estrangeiros. Uma parceria com o PROCOMPI visa ampliar a competitividade de micro e pequenas indústrias, oferecendo suporte para internacionalização e rodadas de negócios internacionais.