A Praça Ismar Scussel, em Bento Gonçalves, recebeu a entrega do totem do Mosaico Artístico, um projeto que visa valorizar tanto as práticas culturais materiais quanto imateriais, alinhando-se ao objetivo do Fundo Municipal de Cultura de promover a criação e a vivência artística, atendendo aos anseios da comunidade local.
O projeto do Mosaico, que foi entregue na última semana, contou com 50 horas de oficinas ministradas pelas Mestras Mosaicistas Manas Bonetti, Marielle e Michelle, com base no projeto gráfico do artista Jorge Aresi. Além disso, os participantes ainda tiveram 15 horas de formação em História da Arte Musiva, conduzidas pela historiadora Cristine Tedesco.
A cerimônia de entrega do Mosaico Artístico foi prestigiada por alunos do curso de Assessor Administrativo do SENAI, acompanhados pelo professor Natan dos Santos. Durante o período de criação, o projeto também recebeu a visita de estudantes de diversas instituições de Bento Gonçalves, como a EMEF Prof. Agostino Brun, o Instituto SENAI de Tecnologia, o SESI Bento Gonçalves e a APAE de Garibaldi, somando cerca de 350 alunos envolvidos.
O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira esteve na entrega do totem e salientou sobre a inspiração do projeto para a área da cultura.
“Esse é o primeiro mosaico a estar em praça pública. Por meio desta escultura, podemos fazer um grande projeto de cultura, é preciso avançar um pouco por vez, ter criatividade com o caminhar da vida. O mosaico vai inspirar outras pessoas: quem planejou, quem pensou nas cores, quem pensou no trabalho de reconstruir. Cultura e arte também é fruto de trabalho. Que cada cidadão que enxergar a obra veja que o povo de Bento Gonçalves é rico em cultura, valoriza as tradições, o trabalho, o amor a vida. Parabéns pelo primeiro grande de escultura em mosaico do município”, ressaltou.
O evento contou ainda com o apoio da AAPLASG (Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves), que tem à frente o artista Jorge Aresi, autor do projeto gráfico do Mosaico e responsável por descobrir o serralheiro Misael Mocelin, que executou a estrutura da obra. O Circolo Friulano da Serra Gaúcha, representado por sua presidente Lisete Furlan Canabarro, também contribuiu para o sucesso da iniciativa.
A obra contou com a participação de diversos artistas locais, como Ademir José Gugel, Cristiane Bitarelo, Elisabeth Therezinha Lago Pellizzari, Kleber Ghiggi, Lisete Furlan Canabarro, Marcia Correa Lobo, Marcos Pellizzari, Margareth Hiroko Nishitani Egami, Flávia Chaves, Zenilda Fachin Cruz, Paula Raquel Beal, Jaqueline Inês De Toni Bissolotti, Gladis Helena Lobo Pierdoná, João Genaro e Cristiane Bertoco.