Fotos: Ascom PMBG
Fotos: Ascom PMBG

O monumento “Um Ato de Solidariedade”, que marca a realização do Fórum Social Mundial da Serra Gaúcha, passou por restauração e teve sua integridade preservada em Bento Gonçalves. A intervenção foi concluída nesta terça-feira (27) e foi realizada de forma voluntária pelo artista plástico e restaurador Fábio Prado, autor da obra inaugurada em 2010.

A escultura, instalada em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Darcy Pozza, apresentava desgastes causados pela ação do tempo, especialmente nas figuras humanas e no globo. Construído em concreto e ferro, o monumento recebeu aplicação de materiais antioxidantes e novas camadas de tinta esmalte, mantendo suas características originais.

Um Marco Histórico Restaurado

Mais do que uma escultura, a obra é considerada um marco histórico do Fórum Social Mundial da Serra Gaúcha, realizado há 16 anos. Uma placa instalada junto ao monumento destaca que sua construção envolveu diversas secretarias municipais, movimentos populares, sindicatos e a sociedade civil, refletindo o espírito coletivo que marcou o evento.

Na época, a administração municipal, liderada pelo então prefeito Roberto Lunelli, articulou a inserção da Serra Gaúcha na programação global do Fórum. A iniciativa defendeu um modelo de desenvolvimento baseado na conciliação entre crescimento econômico e justiça social, conceito que segue representado no monumento.