Bento Gonçalves

Miolo apresenta o primeiro vinho tinto da safra 2024

Rótulo reconhecido na França entre os melhores gamays do mundo, chega para celebrar a Páscoa e se conectar com a natureza

Miolo apresenta

A Miolo apresenta o seu Wild Gammay, primeiro tinto da safra 2024 que está engarrafado e pronto para ser apreciado nesta Páscoa pelos apreciadores. Trata-se de uma safra cheia de incógnitas para os enólogos que se sentem desafiados já ao elaborararem o Gammay, vinho tradicionalmente degustado na Páscoa

O MioloWild Gammay  é um tinto típico jovem, elaborado nos moldes dos tradicionais Noveau da França. Ele chega para brindar a superação de uma safra complexa. Além de mostrar o Selo da The Vegan Society como 100% vegano, também exibe o título de ter sido o único Gamay fora da Europa a ser premiado no Concours International du Gamay, em Lyon, na França. O vinho é um convite da Miolo para viver a simplicidade e fazer novas descobertas, fugindo da artificialidade. É sobre fazer uma conexão com tudo o que nos cerca. Por isso, a campanha traz o conceito ‘Siga a Natureza’.

 

O novo vinho foi apresentado na noite de segunda-feira, 25 em jantar harmonizado comandado pelo chef Rodrigo Belora, Os convidados foram recepcionados ao ar livre  sob os plátanos da empresa. Como já se disse, a safra foi de muita chuva e clima impróprio não impediu que o experiente quadro de enólogos da Miolo colocassem em prática o método ancestral de maceração carbônica de cachos inteiros, fermentação espontânea com leveduras selvagens naturais da própria uva Gamay e sem adição de sulfitos (SO2). “Há mais de uma década, não teríamos tido o mesmo desempenho. Hoje, o conhecimento da nossa equipe, especialmente em torno do manejo do vinhedo, os investimentos permanentes e o uso de técnicas avançadas no processo de elaboração fizeram toda a diferença”, destaca o enólogo Gilberto Simonaggio.

 

O Diretor Superintendente da Miolo Wine Group, lembra que toda a vindima é sempre um recomeço. “Aprendemos mais a cada safra. Fizemos isso há 34 anos e o clima é sempre o grande desafio. O importante é saber fazer as melhores escolhas, compreender o terroir e andar junto com a natureza. Foi o que fizemos e o resultado é um Miolo Wild Gamay é a personificação deste ano, um símbolo de persistência, muito trabalho e conhecimento”, destaca. Poder elaborar um vinho com baixa intervenção como este mostrou o quanto a Miolo tem processo e capacidade produtiva para colocar no mercado vinhos altamente diferenciados.

miolo apresenta
Adriano Miolo e a diretoria da vinícola recepecionaram convidados para jantar preparado pelo chef Belora harmonizado com o novo vinho

O Miolo Wild Gamay é sinônimo de inovação e alinhamento com tendências mundiais de comportamento e consumo. Atendendo a um consumidor que busca produtos mais naturais, descomplicados, leves e fáceis de beber, o vinho também entrega toda diversidade da Campanha Gaúcha, que vem se destacando não somente nas variedades tradicionais como também em castas pouco conhecidas como a Gamay. Ideal ser apreciado gelado com temperatura entre 10°C a 12°C.

O lote de 40 mil garrafas do Miolo Wild Gamay Safra 2024 está disponível na loja virtual www.loja.miolo.com.br e no tele-vendas  54 9 9646-6550, além de estar chegando nos próximos dias nos principais restaurantes e lojas do país.

 

O vinho

Elaborado a partir de uvas Gamay, cultivadas nos vinhedos do Seival, na Campanha Meridional, a partir de dois clones franceses, Gamay Frou e Gamay de Bouze, este vinho é resultado do processo de maceração carbônica do encubado por gravidade de cachos inteiros, sem adição de sulfitos e fermentação com leveduras selvagens da própria uva. Límpido, de coloração rubi intensa com bordas violáceas, apresenta alta intensidade aromática e tipicidade trazido pelo processo de maceração, com aromas de morango, goiaba e maçã caramelada. Na boca, um vinho de estrutura leve, equilibrado, extremamente agradável e descompromissado. Ideal ser degustado como aperitivo com temperatura entre 10°C e 12°C. Devido sua baixa concentração tânica harmoniza muito bem com saladas, sopas, peixes, massas de molhos brancos, pizzas, carnes brancas e queijos de massa mole e semidura, com destaque para o Emmenthal. Em 2023, foram 40 mil garrafas, numa produção limitada que historicamente esgota em poucos meses.

Fonte: Conceito Comunicação

Fotos: Assessoria e Gerson Lenhard