As questões ambientais são imperativas nos dias de hoje, assim pode se dizer que produtos com apelo sustentável são essenciais para contribuir com a preservação dos recursos naturais. Este é um dos pilares de atuação da Meber Metais, que está apresentando a Biociclo, linha desenvolvida em consonância com o conceito de arquitetura sustentável e, por isso, opção ideal para atender projetos de bioarquitetura, cujo foco está no uso de materiais orgânicos e na economia de água e energia elétrica, por exemplo.
Consumo reduzido
A linha iociclo traz torneiras e misturadores equipados com reguladores para reduzir a vazão, proporcionando economia de mais de 60% no consumo de água. Isso acontece porque, diferentemente dos produtos tradicionais, que aumentam a vazão de água conforme cresce o MCA (metros de coluna d’água), os itens dessa linha estabilizam o fluxo de saída de água por minuto, o que gera a redução de consumo.
A novidade chega ao mercado com o diferencial de atender a norma ABNT NBR 16782, que especifica requisitos, procedimentos e diretrizes para a conservação da água em edificações. Com os metais adequados às certificações, a Meber oferece soluções a empreendimentos que se destacam por importantes certificações ligadas à construção sustentável, como as concedidas pela Green Building Council Brasil (GBCB), como o LEED, ou pela International Finance Corporation (IFC), como o Edge.
Além de ser direcionada a construtoras e especificadores, a linha abastecerá o varejo, de modo a incentivar que estabelecimentos que recebam considerável fluxo de pessoas como hospitais, prédios públicos ou postos de gasolina possam ser equipados com os dispositivos da Biociclo e, assim, contribuir para a sustentabilidade.
Pilar da sustentabilidade
Os conceitos da sustentabilidade, por sinal, integram os próprios processos produtivos da empresa. Todo o consumo de energia elétrica da Meber é proveniente de fontes limpas, e a organização dispõe de sistema de coleta de água da chuva, além de promover a reutilização do líquido utilizado na produção. A circularidade também se faz presente com a utilização de plástico oriundo do pós-consumo. Com tais atributos, a empresa recebeu o Selo Verde, certificado concedido pelo Jornal do Meio Ambiente.
A linha Biociclo traz torneiras para todos ambientes – lavatórios, cozinhas, lavanderias e jardim –, além de válvula para mictórios, ducha higiênica e ducha de parede. Todos os itens têm garantia de 10 anos.