
A 40ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, marcada para os dias 15 a 26 de outubro, na Via Del Vino, terá como Escritora Homenageada a professora e autora Marta Sassi. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (8) pelo prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira e pela comissão organizadora do evento.
Com quase duas décadas de atuação na educação e três obras publicadas de forma independente, Marta tem sua trajetória marcada pelo incentivo à leitura e pela aproximação do público infantojuvenil ao universo literário. Além dos livros, também é reconhecida como contadora de histórias em escolas e espaços culturais da cidade.
Emocionada com a homenagem, Marta destacou o desafio de representar a literatura local.
“Estou muito feliz com a condecoração. É um desafio e uma grande responsabilidade de promover e incentivar o livro e a leitura em todas as idades e ser representante desta missão fala diretamente a minha trajetória como contadora de histórias e autora. O município pode contar comigo sempre: a leitura precisa ser o motor da busca da vida e dos conhecimentos afirmou”, afirmou.
A estreia da autora ocorreu em 2008, com a publicação escolar “Lagarbela”. Mais de uma década depois, retomou a escrita com “Maria achava interessante” (2021) e, em seguida, lançou “Vime” (2024), obra bilíngue em português e talian. Seus textos abordam temas como meio ambiente, emoções, família, valores universais e reaproveitamento de materiais.
Atualmente diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Recanto Alviazul, no bairro São João, Marta completa em 2025 duas décadas dedicadas ao ensino dos Anos Iniciais, conciliando a carreira de pedagoga com a literatura.
Reconhecimento e Impacto da Homenagem
Autoridades locais destacaram a escolha como justa e inspiradora. Para a secretária de Educação, Andreza Peruzzo, Marta “sabe como ninguém contar histórias” e terá papel fundamental em envolver o público da Feira. Já o secretário de Cultura, Evandro Soares, ressaltou que sua prosa “traduz a essência universal da literatura, escrita para todas as idades”.
O prefeito Diogo Siqueira também enalteceu a homenagem:
“Marta já é reconhecida na Educação e, paralelamente, construiu uma carreira como escritora infantojuvenil. É um talento que merece ser difundido e certamente vai encantar a todos”.
A comissão da Feira reúne representantes da Fundação Casa das Artes, Secretaria de Cultura, Biblioteca Castro Alves, Secretaria de Educação, Fecomércio/RS – Sesc/Senac e 16ª Coordenadoria Regional de Educação.
Para Cristina Rasera, Agente de Programas Sociais da Unidade Sesc de Bento Gonçalves, Marta é “referência no município, capaz de criar, pela oralidade e pela escrita, espaços ricos de imaginação e ludismo”.