manhã de domingo
Vereadores compareceram à solenidade de instalação dos trabalhos

A manhã de domingo, 1° de fevereiro, marcou a abertura solene do ano Legislativo de Bento Gonçalves. O evento contou com a presença de todos os vereadores, do prefeito Diogo Siqueira e demais autoridades

A instalação dos trabalhos no primeiro dia de fevereiro está prevista no artigo 11 da Lei Orgânica. Este deve ser o último ano do Palácio 11 de Outubro como sede do Legislativo. A casa está na rua Dr. Casagrande há 41 anos e deve mudar de endereço com a inauguração prevista ainda para o primeiro semestre para a nova sede, que está sendo edificada na avenida Costa e Silva.

A sessão solene simboliza o início dos trabalhos parlamentares e promove o encontro entre os poderes públicos com manifestação dos presidentes dos dois chefes dos poderes que dirigem o município.

manhã de domingo
Prefeito Diogo ao Lado do Presidente Zanella e mesa diretora da Câmara

Em sua mensagem inicial, Anderson Zanella, presidente da Mesa, saudou todos os vereadores, aqueles que estão licenciados – Eduardo Viríssimo, Luis Carlos Demari e Henrique Nuncio – que ocupam secretarias da Prefeitura. Zanella acredita que, neste seu segundo ano na direção dos trabalhos, o empenho continuará sendo o mesmo de antes e para o bem da comunidade e com a busca de diálogo.

“Que possamos em 2026, apesar das nossas diferenças, construir um município melhor, olhando olho no olho”, pregou Zanella que ainda destacou o equilíbrio financeiro do município e elogiou o Poder Executivo pela realização de obras e manutenção dos serviços.

Ao encerrar a sessão de instalação fez um desabafo:

“Não vou permitir que uma mentira repetida e contada de várias formas prevaleça. Não posso aceitar que um único órgão de imprensa ataque esta Câmara de Vereadores com mentiras e distorções da verdade”.

Zanella reiterou que não teria feito a nova Câmara, a ser inaugurada em julho deste ano, mas que quando recebeu a direção da Casa, 68% da obra estava concluída e não restava alternativa a não ser concluir a obra. Responsabilizou ainda o seu antecessor, Rafael Pasqualotto, que foi o único mentor do novo palácio. Ao Ipurb teria restado apenas dar o aval ao projeto. Citou ainda muitos erros no projeto, que vão encarecer a obra.

O prefeito Diogo Siqueira manifestou que para o êxito da cidade, é preciso trabalhar observando as mudanças da sociedade.

“Hoje não podemos fazer o mesmo de quatro ou oito anos atrás, o Brasil está mudando e queremos ser exemplo para outros municípios”, Disse Siqueira ao mencionar ação da Prefeitura que recolheu carros há muito tempo estacionados em vias públicas.

Os líderes partidários, também se manifestaram. Enquanto Thiago Fabris, do PP se queixou de ataques pessoais de adversários políticos ao Poder, os demais líderes destacaram a vontade de contribuir e mesmo de criticas no sentido de construir um município melhor.

A Sessão Especial antecede o início efetivo das atividades parlamentares, que será retomado na segunda-feira, 2 de fevereiro, com a realização da 49ª Sessão Ordinária, às 15h.

Os líderes partidários este ano serão:

PP – Thiago Fabris

PSDB – José Antônio Gava

PL – Joel Bolsonaro

MDB – Moisés Scussel

Republicanos – Volmar Giordani

União Brasil – Gilmar Pessutto

Marlene Peliccioli – Cidadania