
A força da juventude tradicionalista de Bento Gonçalves foi reconhecida oficialmente na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (4). Os vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Aplauso nº 25/2025, em homenagem aos jovens prendas e peões do município que representaram o Rio Grande do Sul na 21ª Festa Campeira Nacional de Campeões, realizada entre os dias 24 e 27 de julho, em Cristalina (GO).
A moção, proposta pela Mesa Diretora e assinada por todos os parlamentares, destaca o desempenho dos competidores que, além das premiações individuais, contribuíram para a valorização e a continuidade das tradições gaúchas.
Entre os jovens homenageados estão:
- Laura Pértile Zatt, campeã no Laço Seleção Prenda Juvenil
- Nicole Carvalho, 3º lugar no Laço Seleção Prenda Mirim
- Sofia Invernizzi, 3º lugar na Vaca Parada Prendinha
- Lucas Rocha, dois terceiros lugares: no Laço Dupla de Guri e na Seleção de Guri
- Ricardo Adriano Noskoski, 1º lugar na Gaita Piano, 1º lugar na Gaita Ponto mais de 8 Baixos e 3º na Gaita Botão até 8 Baixos
Também foram reconhecidos competidores adultos que acompanharam e apoiaram os jovens durante a jornada, como Roberto Barreto, Márcio Dornelles e demais integrantes dos CTGs locais.
Reconhecimento e Elogios na Câmara Municipal
Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal, Anderson Zanella (Progressistas), ressaltou a responsabilidade assumida pelos jovens ao levarem o nome de Bento Gonçalves e do Estado para fora do Rio Grande do Sul.
“O trabalho que vocês fazem, mais do que os títulos, mais do que os troféus, é manter viva a história, a tradição e o orgulho que todos nós, prendas e peões, temos de ser gaúchos”, declarou.
A vereadora Marlene Pelicioli (Cidadania) destacou o papel da juventude na continuidade cultural.
“Bento Gonçalves aplaude vocês. Orgulhosos por suas conquistas, exaltamos a importância da valorização e manutenção da cultura gaúcha em nossa comunidade e do incentivo aos nossos jovens para que mantenham vivas as tradições”, afirmou.
Os vereadores Joel Bolsonaro (PL), Duda Pompermayer (Progressistas) e Lúcio Lanes (PDT) também elogiaram o empenho do grupo. Lanes sugeriu, inclusive, que projetos do Fundo Municipal de Cultura contemplem iniciativas de jovens tradicionalistas.
Desafios e Apoio à Cultura Tradicionalista
Mesmo com críticas à escassez de investimentos no setor, como apontado por Alcindo Gabrielli (MDB), o reconhecimento à dedicação dos jovens foi unânime. Para Gilmar Pessutto (União Brasil), os resultados refletem o esforço e a paixão de quem trabalha para manter vivas as raízes do Rio Grande do Sul.
A Moção reforça que a Festa Campeira Nacional é, além de uma competição, um espaço de integração, formação e celebração da identidade cultural — protagonizada, neste caso, pela juventude de Bento Gonçalves.