Encerrou nesta sexta-feira a janela partidária que iniciou no dia 7 de março, e onde ocorreram mudanças estratégicas tendo em vista as próximas eleições, em outubro de 2024. Além da mudança de partido de alguns vereadores, houve a renúncia de Valdemir Marini (PP) para a entrada de Anderson Zanella, do mesmo partido.
Leia mais
Também houve mudanças com o PSDB, para onde migraram os vereadores Idasir dos Santos (ex-MDB) e José Gava (ex-PDT). Já Rafael Pasqualotto, presidente da Casa, deixou o Progressistas e migrou para o PL, partido pelo qual é pré-candidato a prefeito.
Rafael Luiz Fantin, o Dentinho, deixou o PSD para ingressar no NOVO, enquanto Paulo Roberto Cavalli ingressou no Republicanos.
Retornos do Secretariado
Nesse período também encerram-se as desincompatibilizações para agentes políticos que desejam concorrer a um cargo eletivo. Os vereadores que estavam licenciados para ocuparem cargos de Secretários Municipais têm prazo até o dia 5 deste mês para retornarem à Casa Legislativa.
Já oficializaram o retorno ao Poder Legislativo os vereadores Henrique Nuncio (PSDB), que estava à frente da Secretaria de Mobilidade Urbana de Bento Gonçalves, Volnei Christofoli (PP), que estava na Secretaria de Agricultura e Eduardo Viríssimo (PP), que estava à frente da Secretaria de Cidadania e Esportes.