Bento Gonçalves

Ismael Sebben é o escritor homenageado da 39ª edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves

Autor do livro de contos 'Perfumes e Moscas' teve seu nome anunciado na quinta-feira (22)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A 39ª edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves, cujo tema é “Histórias que todos Contam”, ocorre de 9 a 20 de outubro na Via del Vino e já tem o escritor homenageado: o bento-gonçalvense Ismael Sebben.  O nome foi apresentado na quinta-feira (22), pela comissão organizadora da feira.

Sebben destaca sobre o entusiasmo e expectativa de ser o autor homenageado da Feira do Livro.

“Eu estou muito feliz por ser lembrado pela feira. Já faz uns bons anos que eu convivo com esses momentos, e ter o nome lembrado é gratificante. Espero representar bem quem já esteve nesse posto e ter várias experiências na feira. São sempre uma forma de divulgar a literatura de Bento e também de receber a literatura que vem de fora e que entra em contato com os leitores daqui”.

O escritor salienta ainda sobre o livro ‘Cemitérios de Vagões e Outros Contos’, também de sua autoria, e que tem o lançamento previsto para outubro.

“Eu estou apostando forte neste segundo trabalho. Me dediquei e trabalhei bastante nele, para que seja também uma obra importante e forte para os leitores”

Para o secretário municipal de Cultura, Evandro Soares, é um orgulho anunciar Ismael como o escritor homenageado.

“É um autor que tem tido um papel importante na literatura, além de ser um grande incentivador e estudioso, já que também atua como professor, engrandecendo ainda mais a escolha pelo seu nome, já que diariamente compartilha sobre a arte da literatura com seus alunos”.

Sobre o escritor

Ismael Sebben, natural de Bento Gonçalves, é um escritor e professor cuja paixão pela escrita floresceu nos tempos escolares, incentivado por professores. Graduado em Letras de Língua Portuguesa pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e com formação como ator, participou de peças e curta-metragens em São Paulo. Sua carreira literária iniciou-se no grupo multiartístico Sinagoga e os Poetas da Praça Zen.

Em 2020, lançou seu livro de estreia ‘Perfumes e Moscas’, abordando temas como amor, morte, mistério e vingança, mesclando real e fantástico, que lhe rendeu indicações ao Prêmio Minuano de Literatura e ao Prêmio AGES em 2021. Especializado em Literatura Brasileira pela UFRGS, Sebben participou de oficinas com renomados escritores e publicou contos em várias coletâneas.

Como professor, inspira alunos na escrita e leitura. Além de ‘Cemitério de Vagões e Outros Contos’, já trabalha também em um terceiro. Sebben valoriza iniciativas como a Feira do Livro de Bento Gonçalves e atividades culturais que fortalecem o cenário literário local.