Bento Gonçalves

Hospital de Bento Gonçalves realiza parto com tradutor de Libras

Profissional auxiliou gestante surda a entender todas as etapas de atendimento na noite de terça-feira (27). Procedimento foi inédito na instituição

Hospital de Bento Gonçalves realiza parto com tradutor de Libras

O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, fez o primeiro parto da instituição com a presença de um tradutor de Libras. A gestante surda Vitória Caroline Gomes deu à luz Micael, que nasceu com 2,1kg sob o olhar do pai, Leonardo Flamia Viegas, na noite de terça-feira (27).

A tradutora Stephanie Cruzetta foi responsável pela comunicação entre a gestante e os profissionais do Hospital Tacchini. A presença permitiu que Vitória entendesse cada etapa do processo, proporcionando um parto mais humanizado. O serviço de tradução foi viabilizado financeiramente por familiares do casal. O hospital, por sua vez,  fez as adaptações necessárias para receber a profissional e integrá-la à equipe médica.

O parto em Bento Gonçalves é um dos exemplos na luta por inclusão no país. Está em fase de tramitação um projeto de lei na Câmara dos Deputados que visa tornar obrigatória a presença de um tradutor de Libras em partos de gestantes surdas. Caso aprovado, mais mulheres terão acesso pleno à informação e aos cuidados durante um dos momentos mais significativos de suas vidas, especialmente em situações de emergência.

 

Fotos: Divulgação/Hospital Tacchini