O história de sucesso do Vale dos Vinhedos, como mais importante destino enoturístico do Brasil, foi compartilhada no TEDx, realizado em Erechim (RS), no último sábado (28).
Da origem, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos a partir de 1875, passando pela fé, pelo trabalho e pela vitivinicultura, até a conquista da Denominação de Origem (D.O.), foram apresentadas durante bate-papo conduzido pelo empreendedor local, Marcos Giordani, diretor de Relações Comunitárias da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale).
O empresário do ramo gastronômico relembrou, também, a história da própria família para a plateia do evento, que aconteceu com o aval do TED, consagrada iniciativa de palestras internacionais de alcance global.
“Minha família tem uma ligação muito forte com essa terra. Estamos aqui desde a chegada dos primeiros imigrantes, uma das poucas famílias que ainda estão na mesma propriedade há quase 150 anos, no lote 27, desde o ano de 1876”, disse Giordani.
No bate-papo, foram lembradas algumas histórias como a Capela Nossa Senhora das Neves, icônica igreja construída com vinho, e as vinícolas que surgiram em profusão como um dos símbolos máximos da herança italiana na região.
O mesmo legado que fomentou a cultura da uva e do vinho, primeira força econômica não só do Vale como de Bento Gonçalves, também impulsionou o empreendedorismo de seu povo.
Com o tempo, o Vale foi ganhando novas vinícolas, aprimorando processos de vinificação e se destacando no mercado. A criação do distrito do Vale dos Vinhedos, em 1990, trouxe novos investimentos e, nesse cenário pujante, surge a Aprovale, em 1995.
A entidade trabalha fortemente para qualificar a produção de uvas e vinhos, para promover o enoturismo e para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região. Em 2002, o Vale foi reconhecido como a primeira Indicação Geográfica (IG) de vinhos e espumantes no Brasil, trazendo novas perspectivas para o lugar.
Dez anos depois, a conquista de um marco: o Vale se tornou a primeira e única Denominação de Origem de vinhos finos do país – reconhecimento válido também para seus espumantes.
Indicação Geográfica
Á área de IG do Vale dos Vinhedos compreende uma região delimitada entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Nas três cidades, são mais de 90 estabelecimentos associados, sendo um terço deles de vinícolas, e os demais setoriais, espalhados pelos ramos de gastronomia, hospedagem, agroindústria, entre outras.