Gilmar Pessutto é ex-vereador e um dos primeiros filiados do PSDB em Bento Gonçalves. Andava organizando a oposição ao prefeito Diogo Siqueira, do PSDB. Agora o rio voltou para o mar. Depois de capitanear por dois anos, ou mais, um movimento de organização oposicionista para tentar eleger o próximo prefeito, o agora líder do União Brasil, Gilmar Pessutto não resistiu. Acabou seduzido por antigos aliados e pelo “charme” de cargos para seus aliados e levou o partido para o Governo. O advogado Natanael Dendena, ex-diretor geral da Câmara de Vereadores no período breve em que Pessutto presidiu a Câmara, foi nomeado na sexta-feira,15 diretor da Cetec.
Os cargos cedidos vão adiante, mas antes é preciso mencionar uma condição preexistente: o ingresso do vereador Rafael Pasqualotto no PL e ao mesmo tempo na frente de oposição, assim como do vereador Marcos Barbosa (Republicanos) reduziram o espaço de Pessutto numa eventual chapa majoritária de oposição. Os nomes do ex-prefeito Alcindo Gabrielli (MDB) e do presidente do Legislativo Pasqualotto (PL) são os mais cotados para formar a dobradinha. Resta saber quem vai encabeçar a chapa.
Pessutto entrou no União Brasil deixando PSDB depois de ver o partido que ajudou a construir no município chegar à Prefeitura e ele ser deixado de lado na montagem de equipe do prefeito Diogo Siqueira.
Na negociação para o ingresso do União Brasil, além de Dendena, entraram no governo Ana Cláudia Dias, filha do ex-secretario Claudinho Dias. Ela será adjunta no IPURB e Jumir Carvalho, que será secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico. Nomeações de menor envergadura ainda estão sendo acertadas.