GFNY Bento Gonçalves abre segunda edição com 800 participantes

Desafio ciclístico, feira  e turismo reúnem competidores e apreciadores do ciclismo. Prova passará por seis municípios

Publicado por
16:06 - 14/10/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
GNFY Bento Gonçalves

Fotos: Crédito: Diego Amaral / @clickesporters

O GFNY Bento Gonçalves está trazendo às  ruas de Bento Gonçalves e de outros cinco municípios da região – Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha – cerca de 800 atletas que participam desta segunda edição. É a etapa brasileira do maior desafio ciclístico mundial. A prova ocorre neste domingo,15. Já é possível entrar no clima esportivo aproveitando a programação da Expo Global Sports – GFNY Bento Gonçalves, feira direcionada ao segmento que abriu nesta sexta-feira (13), no Pavilhão A do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, e segue até domingo.

Depois da estreia com sucesso na região em 2022, o GFNY Bento retorna com o desafio de entregar uma experiência ainda mais memorável. “Dentre mais de 30 etapas mundiais, fomos eleitos como a segunda melhor, no ano passado. Agora, nossa meta é superar essa conquista e, para isso, felizmente contamos com um valioso grupo de parceiros, patrocinadores, apoiadores e, sobretudo, atletas participantes. A todos que estão conosco, nossa gratidão”, disse a Diretora da Global Sports Eventos Esportivos, Ana Paula Cavalcanti.

O diretor técnico do GFNY Bento, Americo Silva, enalteceu a colaboração das cidades envolvidas e o trabalho irrepreensível das forças de segurança dessas localidades. “Muito obrigado pelo apoio, fundamental na viabilização de um evento com esse nível de excelência”, disse.

 O GFNY Bento, além da programação para atletas traz atrações complementares para os familiares que acompanham e para a comunidade dos municípios envolvidos. Com realização concomitante, a Expo Global Sports – GFNY Bento Gonçalves, feira tematizada com o universo esportivo, transforma o Parque de Eventos de Bento Gonçalves em um reduto de grandes marcas e atrações voltadas aos apaixonados pelo ciclismo e por outras práticas esportivas. O encontro é, também, oportunidade de compartilhar com os visitantes os motivos pelos quais a Serra gaúcha é um dos principais destinos turísticos do Brasil.

“A realização da prova do GFNY em Bento Gonçalves se consolida como mais um grande evento e potencializa a vocação da Serra Gaúcha para o cicloturismo. É um evento que orgulha e movimenta o município, atraindo ciclistas do mundo inteiro e fortalecendo o turismo. Uma prova única, com um cenário que somente a nossa região pode proporcionar”, disse o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira.

Desenvolvimento e integração regional

Passando por seis cidades da Serra gaúcha, o GFNY Bento coloca a microrregião no calendário mundial dos grandes eventos esportivos, estendendo contribuições para o fomento do turismo e desenvolvimento da microrregião. “O GFNY Bento está alinhado ao propósito maior de promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado, o que vem ao encontro do que o Banrisul pretende oportunizar ao apoiar atividades como essa, reforçando os laços com a comunidade e trabalhando juntos pela região”, conforme destacou Mateus Henrique Schonarth, Gerente Geral do Banrisul, patrocinador da feira.

GNFY Bento Gonçalves

Abertura da feira foi na noite de sexta. Foto Gerson Lenhard

A importância de o Estado protagonizar um evento de proporções mundiais também marcou a manifestação do representante da Specialized, também patrocinadora da feira, Luiz Fernando Stoever. “É um orgulho para nós recebermos e apoiarmos a realização de uma prova desse nível no Rio Grande do Sul, especialmente nessa região linda que é a Serra Gaúcha”, disse.

Todos os encantos das cidades poderão ser apreciados pelos competidores durante os percursos dos desafios ciclísticos. “Mais do que uma corrida de bicicleta, o GFNY Bento é evento que permite conhecer pessoas apaixonadas pelo ciclismo e desfrutar paisagens deslumbrantes. Estamos muito felizes em receber os atletas durante sua passagem por nosso centro histórico”, disse Ana Pauline Mombach, Secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi.

Solidariedade e sustentabilidade

Esporte é sinônimo de saúde e também de solidariedade, um elo que conecta não só os atletas, mas também liga os praticantes do esporte às comunidades. Exemplo disso veio com a iniciativa do ex-ciclista profissional, Renato Ferraro. Em 2022, ele pedalou de São Paulo até Bento Gonçalves para participar da prova. Neste ano, partiu do Rio de Janeiro, um percurso de aproximadamente 1.700 km que veio com um desafio extra: arrecadar donativos para auxiliar às pessoas prejudicadas pelas enchentes na região – cestas básicas que foram repassadas à comunidade de Santa Tereza. ““Esse evento maravilhoso me fez retornar ao ciclismo, que tem o poder de transformar colegas em família de amigos. Para essas pessoas, que estão passando por dificuldades, estendermos nossa solidariedade por meio dessa ação”, disse. 

Ao agradecer a entrega, a prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo destacou a importância dessa edição do evento para o município. “Jamais pensamos em desistir, seja da reconstrução de Santa Tereza ou da participação no GFNY Bento, evento que enaltece as belezas naturais da região, mas especialmente as peculiaridades de um povo ordeiro, trabalhador, e nesse momento, mais do que nunca, solidário”, pontuou.

Outro importante compromisso do GFNY Bento é com a sustentabilidade: o GFNY Bento foi certificado como Carbono Neutro pela AKVO ESG, por meio do Programa de Redução e Compensação de Emissões (PRCE). Isso significa que o evento realizou a compensação de suas emissões de Gases de Efeito Estufa, por meio da aquisição de Créditos de Carbono, referente às emissões de GEE geradas durante sua realização, sendo outorgado com o selo Carbono Neutro da AKVO.

Brinde valoriza setor vinícola local

São também da Serra gaúcha os vinhos que abastecerão os brindes dos atletas participantes do GFNY Bento. Pelo segundo ano consecutivo, a Lidio Carraro fornece o vinho oficial da competição, seguindo sua tradição de participar como protagonista de grandes eventos esportivos e culturais. Desde 2007, com a edição carioca dos Jogos Panamericanos, os vinhos Lidio Carraro marcam sua presença nos maiores acontecimentos do esporte em nosso país: Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014 da FIFA, Olimpíadas Rio 2016, Rio Open de Tênis entre 2015 e 2018, e os 30 anos da Stock Car. No GFNY 2023, a Lidio Carraro estará no topo do pódio junto dos grandes campeões e o brinde da vitória acontecerá com garrafas do espumante Faces do Brasil. Para o público espectador, a feira Expo Global Sports – GFNY Bento conta com o wine bar Lidio Carraro servindo doses de seus vinhos e espumantes e oferecendo opções de presentes. “O GFNY Bento é uma celebração do esporte e da saúde. Nada pode ser mais propício do que festejar com um vinho de qualidade excepcional, sofisticado e decididamente à altura da ocasião”, diz Patrícia Carraro, socio-fundadora da Lidio Carraro.

Talks no primeiro dia

O Palco Banrisul foi cenário para importantes momentos de troca de informações com a agenda de talks programados, com mediação da embaixadora do GFNY Bento, Simara Tregnago. O primeiro bate-papo integrou Alexandre Bittencourt, Diretor de marketing da UCS, falando sobre o tema ‘Esporte e educação transformando vidas’, e o Dr. Juliano De Bortoli, Médico Ortopedista Traumatologista, cirurgião da coluna, especialista em videoendoscopia e procedimentos minimamente invasivos, comentando sobre ‘Ciclismo & Estilo de Vida Saudável’. Na sequência, uma conversa sobre saúde da mulher e alimentação esportiva reuniu a Dra. Julia Severgnini, Nutricionista Estética e Esportiva, e Daniela Crivelaro Menuci, Treinadora da Menuci assessoria, graduanda em nutrição e triatleta e ciclista amadora. A conversa trouxe dicas valiosas para os atletas na reta final dos preparativos para a prova.

Serviço

O que: GFNY Bento Gonçalves – prova e feira da etapa brasileira do desafio mundial de ciclismo amador GranFondo New York

Onde: no Parque de Eventos de Bento Gonçalves-RS

Quando: de 13 a 15 de outubro, das 10h às 20h

Quanto: entrada gratuita

Programação:

Sábado (dia 14)

10h: abertura da Expo Global Sports

14h30: Início do GFNY Bento Kids

15h: Conversa com a Campeã do GFNY Bento 2022, Erika Soares

17h: Premiação do GFNY Bento Kids

18h: Briefing técnico do GFNY Bento, com o coordenador técnico da prova Americo Silva

Domingo (dia 15)

6h: Abertura do box de partida

7h: Partida dos atletas do GFNY Bento

10h: abertura da Expo Global Sports

14h: Premiação do GFNY Bento, Entrega do certificado da KVO e sorteio de uma bike Kids oferecida pela Specialized

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp