EVENTO ENCERRADO

Feira do Livro de Bento Gonçalves encerra com 30 mil visitantes e 8 mil títulos vendidos

Com o tema “Histórias que todos contam”, evento movimentou cerca de 30 mil visitantes, de 9 a 20 de outubro, na Via Del Vino

Evento atraiu cerca de 30 mil visitantes
Evento atraiu cerca de 30 mil visitantes | Foto: ASCOM-BG/Divulgação

A 39ª Feira do Livro de Bento Gonçalves foi encerrada no domingo (20), após movimentar cerca de 30 mil visitantes ao longo de suas atividades, que começaram no dia 9 de outubro. Realizada na Via Del Vino, a feira ofereceu mais de 140 atrações culturais, todas alinhadas ao tema “Histórias que todos contam”, celebrando a tradição humana de contar relatos e fábulas, seja oralmente ou através de livros. Mais de 8 mil títulos foram vendidos durante o evento.

Entre as atividades de maior destaque esteve o projeto Escritor na Escola, que conectou mais de 10 mil alunos com 35 autores, tanto nos educandários quanto na própria feira. A escritora Elaine Cavion, autora de obras como “O colecionador de águas” e “O mestre dos guarda-chuvas”, enfatizou a importância dessa interação, afirmando que a presença do autor fortalece o vínculo afetivo entre as crianças, os livros e a leitura.

Os títulos mais procurados incluíram os lançamentos do Escritor Homenageado, Ismael Sebben, com “O cemitério de vagões e outros contos”, e do patrono Eliandro Rocha, com “Amigo secreto”. Obras como “Divertidamente 2”, relacionadas à animação da Pixar, também despertaram interesse.

Declarações

Durante seu discurso de encerramento, Ismael Sebben refletiu sobre a evolução das Feiras do Livro, destacando o impacto das atividades nas escolas e o papel da feira na promoção da arte e da diversidade cultural.

“Eu acho que isso mostra cada vez mais que as Feiras vem evoluindo. Como Escritor Homenageado pude participar, visitar as escolas, de verificar os trabalhos que os professores e os alunos fazem para receber os escritores que vem de fora. Além disso, a Feira do Livro leva muita arte para as pessoas, traz uma diversidade. São momentos para uma criança que mais tarde voltará como adulto. Meu agradecimento a todos”, declarou.

Escritor Homenageado, Ismael Sebben. (Foto: Divulgação)

O patrono Eliandro Rocha também manifestou sua gratidão à comunidade local pelo acolhimento durante o evento.

“Desde o convite para ser patrono a todas as escolas que eu fui, a forma como fui recebido pela comunidade de Bento Gonçalves, isso criou mais uma história dentro da minha história. Não há outra palavra para ser dita ao povo deste município: gratidão. Vocês são maravilhosos para o livro e para a literatura”, disse.

Patrono da 39ª Feira do Livro, Eliandro Rocha. (Foto: Divulgação)

O diretor do Sesc, Jaques Fachineli, destacou o comprometimento de criar mecanismos de incentivo à leitura.

“Temos o registro de duas grandes Feiras do Livro, em Bento Gonçalves, todo o ano. Livreiros, escolas, escritor homenageado e patrono que viveram intensamente a semeadura do amor pela literatura, parabéns pelo trabalho. Que das histórias que aqui foram contadas possam ser espalhadas várias sementes de muito amor pela Literatura”, expressou.

O Secretário de Cultura e de Turismo, Evandro Soares, ressaltou sobre a promoção de ofertar um universo necessário para a cidadania.

“É sempre uma honra realizar a Feira do Livro, visto que, é um evento que a gente trabalha com maior esmero e sabemos do significado que tem para a nossa comunidade, junto às crianças. Com certeza é o nosso maior festival multicultural, tendo como o carro-chefe o livro. É muito gratificante poder proporcionar às escolas, aos alunos, essa aventura tão importante para a formação do ser humano”, enfatizou.

A Secretária de Educação Adriane Zorzi expressou seu sentimento sobre a união de esforços para produzir o evento.

“Gratidão a todos que fizeram essa Feira do Livro acontecer: escritores, livreiros, profissionais, nossos colegas das Secretarias, que puderam levar a todos os nossos pequenos nas escolas e na Via Del Vino possibilidades de construírem muitas histórias, memórias e alegrias. Foi emocionante”, afirmou.