Representantes de cerca de 15 sindicatos do comércio varejista da região da Serra participaram no final da tarde desta terça-feira, 9, da Reunião Regional que a entidade promove regularmente. A Fecomércio reúne 100 sindicatos no estado do Rio Grande do Sul e participa com mais de 50% do PIB do estado quando se leva em conta as empresas do comércio e de serviços. Também estes dois segmentos são responsáveis por 51% dos empregos.
O encontro teve a presença do prefeito Diogo Siqueira que compôs a mesa principal ao lado do presidente da Fecomércio, Luis Carlos Bohn e do anfitrião Daniel Amadio, presidente do Sindilojas BG. Entre os assuntos tratados estão preocupações do dia a dia na operação das empresas, o novo arcabouço fiscal até questões de infraestrutura na região.
Uma das pautas presentes são as relações trabalhistas e em especial a Justiça do Trabalho. Para Bohn, a proteção ao trabalhador é indiscutível e necessária. “É um tema presente não apenas aqui, mas no mundo e todos concordam sobre a necessidade de proteção. Acontece que no Brasil há uma Justiça do Trabalho que em vez de incentivar a pacificação, estimula a beligerância, e isto é ruim para todos”, resume o líder empresarial.