Famílias do interior de Bento Gonçalves serão resgatadas durante a madrugada

Prefeito Diogo Siqueira anunciou plano de emergência devido ao risco de rompimento da barragem da usina 14 de julho

Publicado por
23:38 - 01/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Divulgação

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, anunciou, na noite desta quarta (1º), o plano de emergência para resgate dos moradores das localidades às margens do Rio das Antas, no interior do município. Segundo ele, existe a possibilidade de rompimento (resultando em inundação) da barragem da Usina 14 de Julho, no limite do município com Cotiporã, devido à enchente provocada pelas fortes chuvas que atingem a Serra Gaúcha e os vales do Taquari, do Caí e do Rio Pardo desde segunda.

O município aguarda a chegada de helicópteros do Exército, com visão noturna, para iniciar a operação. A prioridade será a localidade de Imaculada Conceição, que está sem nenhum acesso por via terrestre. As famílias serão reunidas e resgatadas da beira do rio.

Em seguida, será resgatada a comunidade de Linha Alcântara, com as equipes acessando a localidade por Monte Belo do Sul. Serão utilizados quadriciclos e levados equipamentos médicos e equipes de enfermagem, além de bombeiros voluntários.

Siqueira garantiu que a operação só se encerrará com a retirada de todas as famílias que estão isoladas. “Podem ter certeza que não vamos desistir de ninguém”, assegurou.

Deslizamento na ponte – O município, juntamente com Veranópolis, enfrenta outra situação crítica, que é o isolamento de cerca de 40 pessoas na cabeceira da Ponte dos Arcos desde a manhã desta quarta, após deslizamento de terra. Há relatos de pessoas presas no porão de uma moradia, onde também funciona um estabelecimento comercial no local, além da estimativa de três vítimas fatais sob os escombros.

A queda de barreiras e rompimentos das pistas de asfalto até o local, além do mau tempo, impediu o acesso das equipes de resgate durante todo o dia. É possível que apenas na manhã desta quinta possa haver o resgate das vítimas.

Bento Gonçalves 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp