Bento Gonçalves

Falhas no asfalto colocam motoristas e pedestres em perigo no bairro Zatt, em Bento Gonçalves

Pessoas estão dificuldade em transitar pela rua Antônio Humberto Costa, que apresenta falhas no asfalto

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação


As chuvas de maio já contabilizaram diversas situações envolvendo a mobilidade urbana de Bento Gonçalves. Uma delas é na rua Antônio Humberto Costa, no bairro Zatt, onde o asfalto está caindo e deixando motoristas, motociclistas e pedestres em situação de perigo. A reportagem do Portal Leouve esteve no local nesta manhã de terça-feira (6) após receber reclamações de moradores sobre a atual situação do trecho, que coloca pessoas em risco.

A moradora, Adriana Lopes, diz que a via estava boa antes de ser colocada a camada asfáltica atual, que já se encontra em mau estado. “É bem em frente de onde moro. Com as chuvas de maio, a rua descamou em pedaços e esfarelou. Não sei porque colocaram esse material se a rua estava boa e não tinha nada de errado. Ao invés de melhorar, pioraram o que estava certo”, afirma.

Com a situação, a via está dificultando o trajeto para automóveis, muitos não conseguem transitar, pois fragmentos asfálticos deslizam nos pneus. “Para motoqueiros também, inclusive, esses tempos um rapaz caiu na descida onde fica os farelos. Graças a Deus foi só o susto”, destaca.

Além disso, Adriana relata sobre as ocasiões sofridas com ela e sua família. “Quase escorreguei uma vez descendo a rua. A gente mora na frente e meu marido manobra o carro bem onde tá esfarelado, é uma dificuldade porque os pneus patinam com muita força. Se estragar alguma coisa no veículo, ninguém vai pagar”, lamenta.

Fotos: Divulgação

De acordo com a moradora, os vizinhos que caminham pelo local diariamente são os que mais sofrem com a situação. “Muitas crianças passam pela rua pra ir na escola e descem correndo. Idosos também, vejo que descem bem devagar se cuidando pra não cair. Mulheres grávidas que moram lá para cima e utilizam essa rua, também tem dificuldades. Já pensou uma mulher grávida cair aí?”, observa.

Ademais, ela salienta que entrou em contato com a Prefeitura do município e nada foi resolvido. “Pedi o conserto e não deram crédito. O vice-prefeito veio e olhou, mas não tomou nenhuma decisão”, revela. E completa fazendo um apelo ao órgão público: “A solução não é só para mim, mas para todos que utilizam essa rua e merecem o mínimo de respeito”.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da assessoria de imprensa, afirmou que realiza um cronograma de manutenção de vias em todos os bairros. “No último fim de semana esteve realizando mutirão no bairro Zatt, com limpeza, roçada, pintura e outros serviços de manutenção nas vias. A equipe das obras vai verificar a rua e analisar o que pode ser executado”, declara.