VIOLÊNCIA DIGITAL

Facções ameaçam e aplicam golpes de extorsão com dados pessoais em Bento Gonçalves

Facções criminosas usam informações como nome de familiares e localização para intimidar vítimas; delegado orienta população sobre como agir

Facções criminosas tentam extrair dinheiro por meio de intimidações e ameaças por mensagens.
Facções criminosas tentam extrair dinheiro por meio de intimidações e ameaças por mensagens. | Foto: Freepik

Esquemas de extorsão utilizando informações pessoais das vítimas têm se tornado crescentes em Bento Gonçalves e região. Se tratam de membros de facções criminosas que tentam extrair dinheiro das pessoas por meio de intimidações e ameaças por mensagens enviadas por celular.

De acordo com o delegado titular da 1ª Delegacia de Bento Gonçalves, Éderson Bilhan, os criminosos inclusive utilizam “informações privilegiadas”, para dar credibilidade no tom da extorsão. Por exemplo: nome de familiares, fotos da fachada da casa e geolocalização.

“Isso se trata de uma tentativa de golpe, e cabe às vítimas que receberem isso ignorar, bloquear o número e jamais transferir qualquer tipo de valor, por mais assustadora que seja a ameaça”, recomenda o delegado da Polícia Civil.

Bilhan reforça que registrar um boletim de ocorrência também é fundamental para as investigações. O delegado destaca que, ao seguir esses passos — ignorar as mensagens, bloquear o contato e não realizar pagamentos —, as vítimas evitam se tornar alvos recorrentes desses golpes, que têm se espalhado na região.