
A ExpoBento e a Fenavinho chegaram ao fim neste domingo (22), após 11 dias de intensa programação. Elas contabilizaram o maior público já registrado em uma edição: 281.229 visitantes. O número de expositores também superou todas as edições anteriores, totalizando 515 marcas. Esse cenário bem-sucedido resultou em outro marco. Houve a projeção de geração de negócios na ordem de R$ 60 milhões — uma expectativa 10% superior à inicialmente prevista.
A explicação para resultados tão positivos, na avaliação do diretor-geral da 33ª ExpoBento, César Anderle, está no intenso planejamento que antecedeu os eventos.
“Planejamento, construção e execução, que consolidaram as parcerias, e também graças ao engajamento de diversas pessoas que não mediram esforços para entregar uma feira e uma festa de excelência. Estamos muito satisfeitos pelo que entregamos e, principalmente, pela continuidade da história de sucesso da ExpoBento e da Fenavinho”, destacou Anderle.
Outra contribuição registrada como de suma importância foi a valorização cultural. Isso foi visto com as homenagens prestadas pelos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
“Planejamento, construção e execução, que consolidaram as parcerias, e também graças ao engajamento de diversas pessoas que não mediram esforços para entregar uma feira e uma festa de excelência. Estamos muito satisfeitos pelo que entregamos e, principalmente, pela continuidade da história de sucesso da ExpoBento e da Fenavinho”, comentou o coordenador da 20ª Fenavinho, Alexandre Miolo.
Entidade promotora da ExpoBento e Fenavinho, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves reconhece a relevância da feira e da festa para o progresso do município. Elas também impactam na macrorregião. O legado de mais de três décadas de realização da ExpoBento nos dá a condição de oferecermos a cada ano uma edição ainda melhor. O empenho de todas as Diretorias é determinante para a obtenção dos resultados que estamos atingindo, disse o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari.
Inovações marcam edição
Uma série de novidades apresentadas nesta edição também auxiliaram na obtenção de números tão positivos. As melhorias puderam ser percebidas já no acesso ao Parque de Eventos. Houve uma reestruturação que agilizou a entrada dos veículos e garantiu fluidez ao trânsito. Pela primeira vez, a feira disponibilizou serviço de transfer interno. Ele transportava os visitantes dos pontos mais distantes do estacionamento até o hall do pavilhão A.
Dentro da feira e da festa, diversos ambientes foram revitalizados, ganhando ainda mais sofisticação e versatilidade e garantindo acolhida e conforto para o público. Segurança e bem-estar foram priorizados, com reforço nos monitoramentos e duplicação do ambulatório, entre outros melhoramentos oferecidos a visitantes e expositores.
“Desejo que a 34ª ExpoBento e a 21ª Fenavinho sejam ainda melhores em sua jornada, que já começou a ser construída aqui mesmo, durante essa edição da feira e da festa. Que nossos acertos sejam inspiração e que nossas limitações sejam motivação para o próximo time de diretores, assessores, expositores e visitantes sejam tão felizes quanto nós fomos e estamos sendo nessa experiência inesquecível que é estar vivendo a história da ExpoBento e da Fenavinho”, disse Anderle.
42 mil garrafas de vinho foram vendidas
A Fenavinho foi o ponto de concentração de visitantes, onde foram realizados os shows principais e onde a enogastronomia era farta. Outra importante contribuição: a valorização do Vinho Brasileiro.
“Trabalhamos para mostrar ao público a excelência de cada rótulo que é elaborado por nosso setor vitivinícola. Cada taça que degustamos é uma prova de que estamos, sim, entre os melhores do mundo, e de que é um privilégio brindar com vinhos, espumantes e sucos brasileiros. Da mesma forma que fizemos durante os onze dias de Fenavinho, que sigamos com o vinho brasileiro presente em nossos dias e em nossas taças”, disse.
Ao longo dos onze dias de programação, foram comercializadas mais de 42 mil garrafas de vinhos e espumantes.