A ExpoBento e a Fenavinho tiveram abertura oficial na tarde desta quinta-feira, 11. O evento foi prestigiado por prefeitos da região e demais lideranças políticas e empresariais.
Com cerca de 450 expositores – sendo 90% deles gaúchos – e mais de 120 atrações artísticas, os eventos esperam atrair 250 mil pessoas e movimentar um montante de R$ 50 milhões em negócios. O presidente da Feira, Tiago Casagrande lembrou que este dia parecia tão distante e que após os longos dias de chuva e perdas de maio, a melhor maneira de ajudar o Rio Grande do Sul seria exatamente realizar a ExpoBento, oportunizando a realização de negócios. Casagrande destacou ainda o lema do evento: Juntos. “Juntos reorganizamos a feira, nos esforçamos para fazer negócios e proporcionar experiências e Juntos estaremos aqui no dia 21 de julho para celebrar o sucesso desta edição.
Quem sucedeu Tiago nas manifestações foi a diretora geral da Fenavinho, Patrícia Pedrotti. Ela agradeceu a confiança depositada pela presidente do Conselho do CIC, Marijane Paese e do atual presidente da entidade promotora da festa, Carlos Lazzari. Lembrando sua origem, ela frisou que o trabalho é a característica comum a homens e mulheres do interior. “É através do trabalho que buscamos a prosperidade”.
Já o presidente do CIC, Carlos Lazzari citou o líder britânico Winston Churchil ao lembrar que quando líderes se unem em torno de uma mesma causa fica mais fácil de atingir o objetivo. O discurso remeteu aos esforços empreendidos pela reconstrução do interior de Bento Gonçalves e salientou que com ou sem governo o estado do Rio Grande do Sul será reconstruído. Neste momento citou a ajuda de todos os estados brasileiros que ajudaram com doações e ações de voluntariado. Por fim destacou o trabalho das diretorias dos dois eventos: “Não é fácil transferir uma locomotiva destas de data”
Quem representou o Governador do Estado foi o Secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini. Outro presente foi o Senador Irineu Orth que se manifestou discorrendo sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido em Brasília para socorrer o RS.