Nesta quinta-feira (19), Bento Gonçalves sedia o evento “Mulheres Rurais: cultivando novas relações entre o campo e a pesquisa”, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, a partir das 8h. A iniciativa tem como objetivo discutir o papel das mulheres no meio rural, destacando inovações tecnológicas e a importância da pesquisa para melhorar a qualidade de vida no campo.
O evento busca melhorar a comunicação entre o público feminino que vive e trabalha no campo e os pesquisadores ou pesquisadoras.
“Nossa proposta é que a partir dessa comunicação se desenvolvam projetos de pesquisa que sejam úteis para as mulheres rurais para a melhoria da condição de vida também deste grupo no campo”, pontua a pesquisadora da Diretoria de Negócios da Embrapa, Cristina Arzabe, que é uma das articuladoras da ação.
A programação inclui a apresentação de projetos relevantes, como o Observatório de Mulheres Rurais do Brasil, conduzido por Cristina Arzabe, e o Perfil das Mulheres Rurais do Rio Grande do Sul, por Clarice Bock, da Emater/RS-Ascar. Exemplos de sucesso também serão compartilhados, como o Projeto Mulheres e a cultura do pinhão, por Rossana de Godoy (Embrapa Florestas), o Cooperativismo na promoção da mulher rural, por Jessyca Bolzan (Cooperativa Vinícola Aurora), e o Case da Vinícola Zottis, apresentado pela enóloga Daniela Zottis.
No período da tarde, será lançado o Guia de Orientação para incorporar a perspectiva de gênero em projetos de pesquisa em Ciência e Tecnologia, uma iniciativa do Procisur (Programa de Cooperação Internacional para a Agricultura do Cone Sul).
Organizado pela Embrapa, o evento conta com apoio da Emater/RS-Ascar, Consevitis-RS, IFRS – Campus Bento Gonçalves e Universidade de Caxias do Sul (UCS). A participação é gratuita, com inscrição prévia pelo link: https://forms.gle/DryoD2r4iMGcNzVZ9. O evento acontece na sede da Embrapa Uva e Vinho, Rua Livramento, 515, Bento Gonçalves, RS. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].
A região Sul foi escolhida como piloto para a realização do evento, que deverá ser expandido para outras regiões do país. A ação também reforça o compromisso da Embrapa com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 – Igualdade de Gênero, da Agenda 2030, visando promover maior equidade no acesso a recursos e oportunidades para mulheres. O evento integra o programa Recupera Rural RS e antecipa o lançamento da política de Diversidade, Equidade e Inclusão da Embrapa, previsto para breve.