Evento científico internacional é cancelado em Bento Gonçalves

O Pint of Science, que é um encontro entre pesquisadores e público em ambientes informais, ocorreria na cidade de 13 a 15 de maio

Publicado por
09:17 - 10/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Evento científico Pint of Science Brasil é cancelado em Bento Gonçalves

Última edição do evento em Bento Gonçalves foi em 2019. (Foto: Divulgação/IFRS - Campus Bento Gonçalves)

O desastre climático que acometeu o Rio Grande do Sul neste mês impedirá a realização do evento científico Pint of Science Brasil em Bento Gonçalves. Programado para ocorrer entre os dias 13 e 15 de maio, o encontro que voltaria a ser realizado no município após quatro anos precisou, mais uma vez, ser cancelado. O evento, de caráter mundial, estreou em Bento Gonçalves em 2019, mas teve edições presenciais descontinuadas nos anos seguintes por conta da pandemia da Covid-19. A proposta é retomar o evento em 2025 na cidade da serra gaúcha.

Neste ano, o encontro voltado a apresentar a ciência de uma forma acessível à comunidade seria focado na discussão de temas relacionados à vitivinicultura, à tecnologia e à sustentabilidade. Ao todo, estavam programadas seis palestras, duas em cada dia do evento, em três locais da cidade – Complexo da Estação, Serra Comedy Club e Denver BBQ Jimmy Eagle.

Em Bento Gonçalves, o evento estava sendo organizado pela Embrapa Uva e Vinho, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves e pela UCS Bento. Pesquisadores das três instituições seriam os responsáveis por conversar com o público a respeito de ciência de forma informal e gratuita.

Surgido na Inglaterra em 2012, através do Imperial College, em Londres, o Pint of Science se disseminou para várias partes do mundo. No Brasil, teve sua primeira edição realizada em 2015, organizada pela Universidade de São Pulo (USP). Embora o evento em Bento Gonçalves tenha sido cancelado, o Pint of Science Brasil prossegue com sua programação normal nos demais 178 municípios em que está planejado para ocorrer.

O Brasil é o país que terá o maior número de cidades participando do festival, que ocorrerá em 25 países. Em 2019, Bento Gonçalves entrou no mapa do Pint of Science sob a coordenação da Embrapa Uva e Vinho e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp