LIGAÇÃO

Estruturas metálicas da nova ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves chegam ao Rio das Antas

Próximos passos são a montagem da estrutura e a concretagem da pista. Obra do Programa Pontes do Sul tem entrega prevista para final de novembro

A ponte substituirá o acesso original, destruído pelas fortes chuvas de maio
A ponte substituirá o acesso original, destruído pelas fortes chuvas de maio | Foto: Divulgação

As estruturas metálicas que vão compor a nova ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves chegaram às margens do Rio das Antas na última sexta-feira (11). A ponte substituirá o acesso original, destruído pelas fortes chuvas de maio, com os trabalhos de reconstrução iniciados em julho.

A próxima etapa da obra inclui a montagem da estrutura metálica, seguida pela concretagem da pista. A construção faz parte do Programa de Aceleração Pontes do Sul, executado pelas empresas JB Engenharia e Alsus Infra. A nova ponte seguirá um modelo semelhante à antiga, mas com ajustes técnicos realizados após uma vistoria em agosto, que identificou a ausência de armadura estrutural nos pilares de concreto da estrutura original.

Diante da necessidade de reforço, o Programa Pontes do Sul informou à prefeitura de Cotiporã sobre a demolição e reconstrução dos pilares, além da substituição de uma seção de 16 metros da ponte. Um aditivo de R$ 960 mil foi solicitado ao Governo Federal para custear as obras adicionais, que incluem a remoção de três pilares e a ampliação do vão da ponte, agora projetada para 115 metros de extensão. O valor inicial da obra é de R$ 4,57 milhões.

Caso o repasse federal não se concretize, os municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves firmaram um convênio para dividir os custos adicionais, com apoio financeiro de uma campanha liderada pela Associação Comercial Industrial e Cultural de Veranópolis (ACIV).

A montagem da estrutura da nova ponte tem início previsto para 21 de outubro, com conclusão planejada para 26 de novembro.