As estradas e pontes atingidas pelas cheias estarão no centro da reunião da CICs Serra -Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha – nesta sexta-feira aproveitando a presença do chefe da Casa Civil Artur Lemos na região. A entidade engloba 17 centros empresariais da Serra e tem na presidência o empresário farroupilhense Daniel Bampi. O encontro é a partir das 7h30min no CIC de Bento Gonçalves.
A principal temática n a pauta deve pontuar as questões das pontes atingidas pelas cheias de setembro. Bampi cita o cancelamento da Mostra Guaporé, por conta da inexistência da ponte que caiu durante a cheia de setembro e que liga Santa Tereza a Santa Bárbara. Ele entende que a balsa é um paliativo importante, mas está longe de ser uma solução. Bampi cita ainda buracos, acostamentos, duplicações e demais situações de infra estrutura. Ele sabe que boa parte de tudo isto se resolverá com a cobrança dos pedágios, mas também que a proximidade com o Governo do Estado é importante.
Ao mesmo tempo deverá levar o entendimento da sociedade de que o assunto da elevação do ICMS vai ensejar aumento do custo de vida dos gaúchos por incidir sobre a cesta básica. “É uma conta que vai para todos os gaúchos, mas vai pesar nas famílias mais pobres. “Mesmo que venham paliativos como o programa Devolve RS, isso é mais procedimento e burocracia para buscar um dinheiro que já era da pessoa. Sobretudo não entendemos cobrar mais impostos na alimentação, afinal ele é o combustível do ser humano. São produtos essenciais. Então certamente vamos trazer este assunto, mesmo que a gente entenda as dificuldades de caixa do Governo”, conclui.