Estoque bem controlado requer um bom planejamento, aponta especialista

Último Bom Dia Lojista do ano alertou lojistas de Bento Gonçalves e região sobre a importância da gestão do estoque e das compras

Publicado por
13:06 - 03/12/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Estoque bem controlado

Um estoque bem controlado é a receita certa para que o comércio varejista obtenha melhores resultados. O tema esteve na  agenda da última edição do Bom Dia Lojista de 2023. O analista de Produtos Financeiros do Sebrae RS, Rômulo Tevah, falou sobre “Vem aí 2024. Como está seu estoque e o plano de compras?”.  O evento, que conta com o apoio do Sebrae RS, contou com a participação de 30 profissionais de diversos setores do varejo. Agora o Sindilojas Regional Bento já prepara a programação para o próximo ano.

Tevah comparou a gestão financeira a uma visita ao médico, que precisa ser periódica para resolver as consequências das escolhas. Em relação ao estoque e plano de compras, ele destacou as principais dores do setor, sendo elas: excesso de estoque, obsolescência, falta de produto, rupturas, espaço físico, ciclo financeiro e capital imobilizado. Os sete fatores reforçam a necessidade de se planejar e gerir o negócio. “É melhor fazer o feijão e arroz bem feito do que arriscar num prato mais elaborado e por tudo a perder. Assim é no varejo”, ressalta.

Estoque bem controlado

Roberta Genari do Sebrae RS, Gabriela Zanchet Jorge do Sindilojas, o palestrante Rômulo Tevah e a gerente do Sicredi Deisi Ticiani. Foto Sindilojas

Tevah relacionou oito práticas para gerenciar o estoque. A primeira e essencial é conhecer o CMV – Custo da Mercadoria Vendida. Sem isso, é impossível garantir eficiência e equilíbrio. “Afinal, só se tem custo quando se vende o produto”. Outro hábito a ser seguido é conhecer o ciclo de compras da empresa. No caso de um restaurante, por exemplo, é diário, e de uma loja de vestuário é por coleção.

A partir daí, o próximo passo é determinar o orçamento de compras e respeitar a curva ABC, avaliando e classificando por importância na hora da venda. Também é indicado fazer promoções baseadas no saldo de estoque e, especialmente, só vender o que se conhece. Por fim, duas práticas que valem ouro: estoque se conta todo mês e apostar e errar faz parte do jogo.

A presidente do Sindilojas Regional Bento, Gabriela Zanchet Jorge, encerrou o encontro agradecendo a presença de todos, em especial ao Sebrae RS e Sicredi, parceiros do projeto. “O Sindilojas existe por vocês e são vocês que fazem ele se movimentar”.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp