Bento Gonçalves

Estoque bem controlado requer um bom planejamento, aponta especialista

Último Bom Dia Lojista do ano alertou lojistas de Bento Gonçalves e região sobre a importância da gestão do estoque e das compras

Estoque bem controlado requer um bom planejamento, aponta especialista Estoque bem controlado requer um bom planejamento, aponta especialista Estoque bem controlado requer um bom planejamento, aponta especialista Estoque bem controlado requer um bom planejamento, aponta especialista
Estoque bem controlado

Um estoque bem controlado é a receita certa para que o comércio varejista obtenha melhores resultados. O tema esteve na  agenda da última edição do Bom Dia Lojista de 2023. O analista de Produtos Financeiros do Sebrae RS, Rômulo Tevah, falou sobre “Vem aí 2024. Como está seu estoque e o plano de compras?”.  O evento, que conta com o apoio do Sebrae RS, contou com a participação de 30 profissionais de diversos setores do varejo. Agora o Sindilojas Regional Bento já prepara a programação para o próximo ano.

Tevah comparou a gestão financeira a uma visita ao médico, que precisa ser periódica para resolver as consequências das escolhas. Em relação ao estoque e plano de compras, ele destacou as principais dores do setor, sendo elas: excesso de estoque, obsolescência, falta de produto, rupturas, espaço físico, ciclo financeiro e capital imobilizado. Os sete fatores reforçam a necessidade de se planejar e gerir o negócio. “É melhor fazer o feijão e arroz bem feito do que arriscar num prato mais elaborado e por tudo a perder. Assim é no varejo”, ressalta.

Estoque bem controlado
Roberta Genari do Sebrae RS, Gabriela Zanchet Jorge do Sindilojas, o palestrante Rômulo Tevah e a gerente do Sicredi Deisi Ticiani. Foto Sindilojas

Tevah relacionou oito práticas para gerenciar o estoque. A primeira e essencial é conhecer o CMV – Custo da Mercadoria Vendida. Sem isso, é impossível garantir eficiência e equilíbrio. “Afinal, só se tem custo quando se vende o produto”. Outro hábito a ser seguido é conhecer o ciclo de compras da empresa. No caso de um restaurante, por exemplo, é diário, e de uma loja de vestuário é por coleção.

A partir daí, o próximo passo é determinar o orçamento de compras e respeitar a curva ABC, avaliando e classificando por importância na hora da venda. Também é indicado fazer promoções baseadas no saldo de estoque e, especialmente, só vender o que se conhece. Por fim, duas práticas que valem ouro: estoque se conta todo mês e apostar e errar faz parte do jogo.

A presidente do Sindilojas Regional Bento, Gabriela Zanchet Jorge, encerrou o encontro agradecendo a presença de todos, em especial ao Sebrae RS e Sicredi, parceiros do projeto. “O Sindilojas existe por vocês e são vocês que fazem ele se movimentar”.