Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, completa 20 anos

Casa do Clube Esportivo completou duas décadas de sua inauguração nesta quinta-feira (29/02)

Publicado por
10:56 - 01/03/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, completa 20 anos

Foto: K.Photo (Clube Esportivo)

O dia 29 de fevereiro destaca-se por sua raridade, surgindo apenas a cada quatro anos. Foi nessa data, em 2004, que o Estádio Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos foi oficialmente inaugurado no bairro São João, em Bento Gonçalves.

As obras de construção da casa do Clube Esportivo tiveram início em 1983. O local foi feito para substituir o antigo Estádio da Montanha, que atualmente recebe jogos do Farrapos Rugby Clube.

Em 2007 o estádio da Montanha dos Vinhedos foi palco do Campeonato Sul-Americano Sub-15 e em 2019 recebeu partidas da Copa Internacional Sub-20. O local tem capacidade para receber até cerca de 15.000 espectadores.

Confira alguns dos momentos mais especiais do Esportivo em seu novo estádio nessas duas décadas:

O Jogo de Abertura: Esportivo x Pelotas

A estreia do novo estádio foi marcada por uma partida entre o Esportivo e o Pelotas, válida pelo Gauchão de 2004. Realizado em um domingo, 29 de fevereiro de 2004, o jogo atraiu 4.029 espectadores à Montanha. Sob a arbitragem de Carlos Eugênio Simon, o Esportivo saiu vitorioso por 2×0. O atacante Ernestina abriu o placar aos 16 minutos, tornando-se o autor do primeiro gol na história do estádio. Logo em seguida, aos 17 minutos, o atacante Fabinho ampliou a vantagem. Com uma administração segura do resultado, o Esportivo confirmou sua vitória na inauguração do novo estádio.

Copa FGF 2004

Em 2004, o Esportivo conquistou a Copa da Federação Gaúcha de Futebol (Copa FGF), após uma vitória na final contra o Gaúcho de Passo Fundo. Apesar do jogo do título ter sido fora de casa, o novo estádio foi palco de diversos jogos cruciais da campanha.

Primeiro Título no Novo Estádio

O primeiro título conquistado propriamente dentro da Montanha dos Vinhedos foi a Divisão de Acesso de 2012, onde o Esportivo confirmou o título após empate com o Passo Fundo. Fora de casa, a equipe de Bento Gonçalves havia vencido o primeiro jogo da final por 2 x 1.

Campeão Gaúcho do Interior 2020

Em 2020, o Esportivo retornou à primeira divisão do Gauchão, após 06 anos. O time voltou logo conquistando o título gaúcho do interior, após 33 anos, e obtendo a quarta colocação geral na competição. O jogo do título foi no Alfredo Jaconi, mas a montanha também foi palco de diversos jogos memoráveis da campanha.

Cenário Nacional

Desde que a Montanha dos Vinhedos foi inaugurada, o Esportivo já participou de cinco edições de três competições nacionais diferentes. A primeira foi a Série C de 2004, onde o Esportivo caiu na primeira fase. Em 2005, o Tivo fez sua estreia na Copa do Brasil, eliminou o Londrina na primeira fase, mas acabou caindo para o Fluminense na fase seguinte. Em 2007 ficou entre os 16 melhores na Série C, e em 2021, retornou ao cenário nacional, disputando a Copa do Brasil e chegando nas oitavas de final da Série D.

Perspectivas para 2024

Apesar das dificuldades enfrentadas em 2023, com a queda para a Divisão de Acesso, o Esportivo espera contar novamente com o apoio fervoroso dos torcedores nas arquibancadas da Montanha dos Vinhedos para impulsionar o clube de volta à elite do futebol gaúcho. O campeonato Gaúcho Série A2 tem início previsto para o dia 14 de abril.

*Com informações de Clube Esportivo

Veja também:

FGF define regulamento e formato de disputa do Gauchão Série A2 2024

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp