Bento Gonçalves - O esgoto a céu aberto na rua João Domingos Poli, no bairro Zatt, em Bento Gonçalves, tem tirado o sossego de quem mora na região. A situação, que já dura pelo menos duas semanas, foi denunciada nesta quarta-feira (7) por moradores indignados com o descaso.
“No domingo, pessoas vieram almoçar aqui em casa e chegaram a vomitar por conta do cheiro de fezes. Não dá mais nem para respirar”, desabafou dona Lourdes, uma das moradoras afetadas, que pede socorro diante do forte mau cheiro e dos riscos à saúde.
A insatisfação é compartilhada por outros vizinhos, como o seu Antônio, que reclama da falta de providências.
“Está causando um transtorno grande. Fizemos reclamação no Ipurb, falamos com a Secretaria de Obras, de Meio Ambiente, de Saúde, mas ninguém resolve. Esse problema precisa ser resolvido”, reforçou.
Procurada, a Prefeitura de Bento Gonçalves informou, por meio de sua assessoria, que a rede de esgoto no local não é de responsabilidade municipal.
“A Prefeitura não possui rede de esgoto, apenas pluvial, e não atua dentro de propriedades. Ou é particular ou deve ser verificado com a Corsan”, disse, orientando que denúncias sejam feitas pelo canal 162.
Já a Corsan, também contatada pela reportagem, declarou que está apurando a situação, mas não apresentou retorno até o fechamento desta matéria. Enquanto isso, os moradores seguem aguardando uma solução para o problema que compromete a saúde e a qualidade de vida na região.
*Com informações de Pedro Vitor Rizzo – Reportagem do Grupo RSCOM