Bento Gonçalves

Envase Brasil irá debater cenários para microcervejarias

Meeting Beer ocorre no último dia do evento, que será de 23 a 25 de abril, em Bento Gonçalves

Envase Brasil irá debater cenários para microcervejarias Envase Brasil irá debater cenários para microcervejarias Envase Brasil irá debater cenários para microcervejarias Envase Brasil irá debater cenários para microcervejarias
Foto ilustrativa. Freepik
Foto ilustrativa. Freepik

A envase Brasil sabe que o Rio Grande do Sul é o dono do segundo lugar no país entre os Estados com o maior número de microcervejarias, mas não é só um polo produtor com seus 285 estabelecimentos como também é ponto de encontro para apresentar cenários e tendências do setor. A pauta será um dos destaques da programação paralela da Envase Brasil, que ocorre entre os dias 23 e 25 de abril, em Bento Gonçalves (RS).

O Meeting Beer Experience, no último dia do evento, às 14h30min, reunirá expressivos nomes do setor, brasileiros e estrangeiros, para falar sobre perspectivas para as microcervejarias, em meio àquela que é uma das maiores feiras latino-americanos destinados à apresentação de soluções e tecnologias para a indústria de bebidas e alimentos.

Um dos destaques do encontro, que trará o tema “Microcervejarias: panoramas e perspectivas 2024”, será a palestra “O Landscape Cervejeiro Artesanal do Brasil” – veja programação completa abaixo. Na apresentação, Cláudio Czarnobai, diretor de Novos Negócios para a América Latina da NielsenIQ, líder global em inteligência sobre o consumidor, mostrará os resultados extraídos de um levantamento focado no varejo moderno alimentar.

A consulta, realizada com supermercados, C&Cs (pague e leve), varejo tradicional e bares e restaurantes populares, mostrou que as cervejarias artesanais – ou craft beers – registraram faturamento abaixo da categoria, com R$ 967 milhões, o que representa 0,7%. “Apesar da perda, conseguiram avançar em distribuição”, observa Czarnobai.

Os dados também mostram que a Região Sul é a mais relevante para o segmento das cervejas artesanais. “Cada Estado do Sul faz 1/3 do segmento. Santa Catarina tem melhor performance de outros craft com ganho de distribuição”, comenta Czarnobai.

Entre outros dados antecipados por ele, o levantamento apontou que a cerveja artesanal envasada em garrafa de vidro é a embalagem mais usada, mas as latas estão ganhando relevância. Além disso, a cerveja do tipo IPA é a principal para as artesanais.

O Meeting Beer ainda reserva outras três palestras. A maratona de debates e tendências abordará os temas “Perspectivas e projetos para a cerveja artesanal gaúcha”, com João Lucas Giovanella, presidente da Câmara Setorial da Cerveja do RS; e “Tributação da Cerveja no Brasil e Luta pelo CNAE específico”, com Marcos Moraes, assessor jurídico da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). Ainda, os mestre cervejeiros Fabrício Scalco , diretor da Revista da Cerveja; Ignacio Sillamoni, cofundador da Cervejaria Laurus (Argentina); Pablo Pereiro, diretor do Centro Cervecero (Uruguai); e Andrés Gonzales, sommelier de cervejas do Chile, falam do “Landscape Sul Americano” .

É na conferência, também, que serão anunciados os vencedores da II Copa Sul-Americana de Cerveja, que ocorre durante a Envase.

 

Serviço

O quê: 15ª Envase Brasil – Feira de tecnologia, embalagens e processos para a indústria de bebidas e alimentos

Quando: de 23 a 25 de abril, das 14h às 20h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS) – (Alameda Fenavinho, 481)

Quanto: credenciamento gratuito pelo site envasebrasil.com.br

 

Meeting Beer – Microcervejarias: panoramas e perspectivas 2024

 

Dia 25 de abril, às 14h30min – Auditório Master da Envase Brasil

 

Palestra: Perspectivas e projetos para a cerveja artesanal gaúcha.

João Lucas Giovanella – Presidente Câmara Setorial da Cerveja do RS – Conselheiro AGM – Associação Gaúcha de Micro cervejarias

 

Palestra: Tributação da Cerveja no Brasil e Luta pelo CNAE específico

Marcos Moraes – Assessor Jurídico da Abracerva

 

Palestra: O Landscape Cervejeiro Artesanal do Brasil

Cláudio Fernando Arrighi Czarnobai – NielsenIQ

 

Painel: Landscape Sul Americano por mestres cervejeiros

Fabrício Scalco – Dir. Revista da Cerveja e Dir Copa Sul Americana de Cerveja

Ignacio J Curto Sillamoni “Nacho”- Confundador y Responsable de Producción Cervecería LAURUS (Argentina) desde 2013

Pablo Pereiro – Fundador y Director del Centro Cervecero – Instituto de Enseñanza Cervecera para LATAM

Andrés Gonzales – Biersommelier formado pela Doemens Akademie. Organizador e Diretor Juiz Homebrew Cup Chile, Santiago do Chile.

Especial: Anúncio dos vencedores da II Copa Sul-Americana de Cerveja

 

Legenda: Encontro debate cenários para cervejarias