Envase Brasil irá debater cenários para microcervejarias

Meeting Beer ocorre no último dia do evento, que será de 23 a 25 de abril, em Bento Gonçalves

Publicado por
13:29 - 11/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto ilustrativa. Freepik

A envase Brasil sabe que o Rio Grande do Sul é o dono do segundo lugar no país entre os Estados com o maior número de microcervejarias, mas não é só um polo produtor com seus 285 estabelecimentos como também é ponto de encontro para apresentar cenários e tendências do setor. A pauta será um dos destaques da programação paralela da Envase Brasil, que ocorre entre os dias 23 e 25 de abril, em Bento Gonçalves (RS).

O Meeting Beer Experience, no último dia do evento, às 14h30min, reunirá expressivos nomes do setor, brasileiros e estrangeiros, para falar sobre perspectivas para as microcervejarias, em meio àquela que é uma das maiores feiras latino-americanos destinados à apresentação de soluções e tecnologias para a indústria de bebidas e alimentos.

Um dos destaques do encontro, que trará o tema “Microcervejarias: panoramas e perspectivas 2024”, será a palestra “O Landscape Cervejeiro Artesanal do Brasil” – veja programação completa abaixo. Na apresentação, Cláudio Czarnobai, diretor de Novos Negócios para a América Latina da NielsenIQ, líder global em inteligência sobre o consumidor, mostrará os resultados extraídos de um levantamento focado no varejo moderno alimentar.

A consulta, realizada com supermercados, C&Cs (pague e leve), varejo tradicional e bares e restaurantes populares, mostrou que as cervejarias artesanais – ou craft beers – registraram faturamento abaixo da categoria, com R$ 967 milhões, o que representa 0,7%. “Apesar da perda, conseguiram avançar em distribuição”, observa Czarnobai.

Os dados também mostram que a Região Sul é a mais relevante para o segmento das cervejas artesanais. “Cada Estado do Sul faz 1/3 do segmento. Santa Catarina tem melhor performance de outros craft com ganho de distribuição”, comenta Czarnobai.

Entre outros dados antecipados por ele, o levantamento apontou que a cerveja artesanal envasada em garrafa de vidro é a embalagem mais usada, mas as latas estão ganhando relevância. Além disso, a cerveja do tipo IPA é a principal para as artesanais.

O Meeting Beer ainda reserva outras três palestras. A maratona de debates e tendências abordará os temas “Perspectivas e projetos para a cerveja artesanal gaúcha”, com João Lucas Giovanella, presidente da Câmara Setorial da Cerveja do RS; e “Tributação da Cerveja no Brasil e Luta pelo CNAE específico”, com Marcos Moraes, assessor jurídico da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). Ainda, os mestre cervejeiros Fabrício Scalco , diretor da Revista da Cerveja; Ignacio Sillamoni, cofundador da Cervejaria Laurus (Argentina); Pablo Pereiro, diretor do Centro Cervecero (Uruguai); e Andrés Gonzales, sommelier de cervejas do Chile, falam do “Landscape Sul Americano” .

É na conferência, também, que serão anunciados os vencedores da II Copa Sul-Americana de Cerveja, que ocorre durante a Envase.

 

Serviço

O quê: 15ª Envase Brasil – Feira de tecnologia, embalagens e processos para a indústria de bebidas e alimentos

Quando: de 23 a 25 de abril, das 14h às 20h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS) – (Alameda Fenavinho, 481)

Quanto: credenciamento gratuito pelo site envasebrasil.com.br

 

Meeting Beer – Microcervejarias: panoramas e perspectivas 2024

 

Dia 25 de abril, às 14h30min – Auditório Master da Envase Brasil

 

Palestra: Perspectivas e projetos para a cerveja artesanal gaúcha.

João Lucas Giovanella – Presidente Câmara Setorial da Cerveja do RS – Conselheiro AGM – Associação Gaúcha de Micro cervejarias

 

Palestra: Tributação da Cerveja no Brasil e Luta pelo CNAE específico

Marcos Moraes – Assessor Jurídico da Abracerva

 

Palestra: O Landscape Cervejeiro Artesanal do Brasil

Cláudio Fernando Arrighi Czarnobai – NielsenIQ

 

Painel: Landscape Sul Americano por mestres cervejeiros

Fabrício Scalco – Dir. Revista da Cerveja e Dir Copa Sul Americana de Cerveja

Ignacio J Curto Sillamoni “Nacho”- Confundador y Responsable de Producción Cervecería LAURUS (Argentina) desde 2013

Pablo Pereiro – Fundador y Director del Centro Cervecero – Instituto de Enseñanza Cervecera para LATAM

Andrés Gonzales – Biersommelier formado pela Doemens Akademie. Organizador e Diretor Juiz Homebrew Cup Chile, Santiago do Chile.

Especial: Anúncio dos vencedores da II Copa Sul-Americana de Cerveja

 

Legenda: Encontro debate cenários para cervejarias

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp