Em Bento Gonçalves, Ranking Agas apresenta desempenho do setor supermercadista gaúcho

Dados que destacam faturamento dos estabelecimentos foram conhecidos na noite desta segunda-feira (8)

Publicado por
09:02 - 09/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Em Bento Gonçalves, Ranking Agas apresenta desempenho do setor supermercadista gaúcho

Representantes dos supermercados que mais faturam. (Foto: Divulgação/Larry Silva/Exata Comunicação)

Após enfrentar os desafios de 2023, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) reuniu a classe para celebrar conquistas. Em um ano marcado pelo recorde de faturamento do setor supermercadista no Rio Grande do Sul, alcançando R$ 61,2 bilhões, a entidade compartilhou o Ranking Agas em solenidade realizada em Bento Gonçalves, na noite desta segunda-feira (08/04).

No encontro que premia o desempenho dos supermercados, o presidente da Agas, Antônio Longo, exaltou a pujança do setor que reúne 6,7 mil lojas e emprega diretamente mais de 152 mil pessoas no Rio Grande do Sul, destacando a capacidade de resiliência do varejo, sedimentado nos valores do trabalho, da dedicação e da fé. “As histórias desses estabelecimentos retratam o DNA do nosso setor, que tem no espírito de servir a chave para acompanhar e atender o dinâmico mercado de consumo, sem esquecer de seu compromisso econômico e social”, disse Longo.

O setor supermercadista é um dos principais contribuintes de impostos e responsável por gerar milhares de empregos em todo o estado, representa quase 10% do PIB gaúcho. Em Bento Gonçalves, que sedia pela primeira vez o Ranking Agas e a Convenção Regional, três das 20 maiores empresas do município são do ramo supermercadista.

Desempenho no ranking

O Ranking Agas destacou os 15 estabelecimentos que mais se sobressaíram em termos de faturamento em 2023. A liderança, mais uma vez, ficou com a Companhia Zaffari, de Porto Alegre, mas houve mudanças nas outras duas posições do pódio em relação ao ano passado. O Comercial Zaffari, de Passo Fundo, saiu do 3º lugar e foi para a vice-liderança, desbancando o Grupo Carrefour, que caiu para o 4º lugar. Quem agora ocupa a 3ª posição é a Unidasul, de Esteio, até então colocada um posto abaixo, no ranking de 2022.

Do 5º ao 7º lugares, as posições seguem com Andreazza, de Caxias do Sul; Imec, de Lajeado, e Asun, de Gravataí. O 8º posto agora é ocupado pela Master ATS, de Erechim, que subiu uma posição. A PGL Distribuição de Alimentos, de Bagé, que não estava no ranking do ano passado, aparece em 9º lugar, enquanto a Libraga Brandão Supermercados, de Santa Maria, e o Supermercados Guanabara, de Rio Grande, mantiveram o 10º lugar e o 11º lugares. Outro que não estava no último ranking é a Osmar Nicolini Comérico e Distribuição. O mercado de Bagé aparece em 12º lugar, ocupado no passado pela Unisuper, que deixou o ranking dos 15 maiores faturamentos. Já a Righi Supermercados subiu um lugar e está em 13º. O Supermercados Baklizi, de Uruguaiana, e a Cooperativa Cotripal, de Panambi, fecham o ranking em 14º e 15º lugares, respectivamente.

Para elaborar o ranking, a Agas tabulou dados de 113 companhias, que forneceram sua contabilidade de modo voluntário. Juntas, elas somam 771 lojas espalhadas por todo o Estado.

Reconhecimento às Centrais e prêmio inédito

A noite também teve mais reconhecimentos. A Agas rendeu homenagens às cinco Maiores Centrais de Negócios do RS. Elas cumprem um importante papel para oferecer competitividade a pequenos e médios supermercados. Neste ano, quem ficou com o título foi a Rede Agro, que reúne cooperativas com operações de supermercado. A Rede Super, de Santa Maria, e a Rede Grandesul, de Cachoeirinha, ficaram em 2º e 3º lugares. Também figuram na lista a Redefort, de Novo Hamburgo, e a rede Unisuper, de Porto Alegre.

O Jantar Ranking Agas ainda ofereceu um prêmio inédito, para a categoria “Responsabilidade Social”. “Sabemos como os supermercados são capazes de abrirem portas para o primeiro emprego, desenvolvendo pessoas e ações sociais”, justificou Longo, sobre a necessidade de reconhecer iniciativas neste sentido. O primeiro premiado com o troféu foi a Companhia Zaffari. A empresa detém, no setor nacional, o maior número de jovens aprendizes, além de ser reconhecida por suas ações comunitárias de caráter social e cultural.

Outro prêmio entregue na noite foi para o empreendedor bento-gonçalvense Tarcisio De Bacco. Radicado em Milão, ele administra o restaurante Biffi na famosa Galeria Vittorio Emanuele. De Bacco recebeu um troféu confeccionado pelo escultor João Bez Batti.

 

Foto: Divulgação/Larry Silva/Exata Comunicação

 

A Agas entregou, ainda, o Troféu Supermercador aos empresários Raul Randon (in memorim), recebido por sua viúva, dona Nilva Randon, Gilberto Petry e Paulo Gerermia, além da Associação dos Amigos de Nova Roma do Sul, representada por seu presidente, Tranquilo Tessaro. Já a presidente da Agas Jovem, Roberta Barreto, foi homenageada na categoria “Destaque Jovem Supermercadista no Ano”.

Nesta terça e quarta, dias 9 e 10, a Agas promove, também no Parque de Eventos, a Convenção de Supermercados da Serra. O evento congrega feira de negócios com mais de 120 expositores, palestras e cursos.

 

15 Maiores Supermercados (em faturamento)

1. Companhia Zaffari Comércio e Indústria

2. Comercial Zaffari

3. Unidasul Distribuidora Alimentícia

4. Grupo Carrefour Brasil

5. Supermercados Andreazza

6. Imec

7. Asun Supermercados

8. Master ATS Supermercados

9. PGL Distribuição de Alimentos

10. Libraga Brandão Supermercados

11. Supermercados Guanabara

12. Osmar Nicolini Comércio e Distribuição

13. Righi Supermercados

14. Supermercados Baklizi

15. Cooperativa Cotripal

 

5 Maiores Centrais de Negócios

1. Rede Agro

2. Rede Super

3. Rede Grandesul

4.Redefort

5. Rede Unisuper

 

Representantes das 5 principais centrais de negócio. (Foto: Divulgação/Larry Silva/Exata Comunicação)

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp