Dragagem do Arroio Barracão visa ampliar abastecimento de água em Bento Gonçalves

A previsão é de que a remoção de cerca de 7 mil metros cúbicos de resíduos seja concluída em aproximadamente 40 dias

Publicado por
08:30 - 13/08/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Corsan

Foto: Divulgação / Corsan

Uma obra de  dragagem esta sendo realiza no Arroio Barracão, localizado em Bento Gonçalves. O objetivo da obra é otimizar o abastecimento de água na região. A intervenção envolve a remoção de lodo, cascalho e outros materiais que se acumularam no fundo do arroio como resultado das enchentes ocorridas nos últimos meses.

A dragagem do arroio é realizada com o auxílio de escavadeiras anfíbias, que têm a capacidade de operar em ambientes aquáticos. Esse processo visa aumentar o volume de água disponível para tratamento, garantindo uma maior eficiência na captação e, consequentemente, na distribuição de água para a população. A previsão é que a dragagem do Arroio Barracão seja concluída em aproximadamente 40 dias.

O Arroio Barracão é uma fonte de captação de água bruta utilizada pela Corsan, para abastecer a estação de tratamento de água que, posteriormente, distribui água potável à população. A expectativa é que aproximadamente 7 mil metros cúbicos de resíduos sejam retirados do local, o que equivale ao volume de cerca de quatro piscinas olímpicas.

Os resíduos removidos durante a dragagem serão encaminhados para um local licenciado para esse tipo de material, onde poderão ser reaproveitados em diversas obras.

As obras estão sendo feitas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), com um investimento de R$ 1 milhão.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp