ZONA DE RISCO

IPURB define ações para conter risco de deslizamento na Aristides Bertuol, em Bento Gonçalves

Medidas emergenciais incluem estudos técnicos e possível instalação de gabião no local afetado; moradores da área foram retirados

Fotos: PMBG/Divulgação
Fotos: PMBG/Divulgação

A Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), definiu nesta sexta-feira (20) as primeiras medidas para conter os riscos de novos deslizamentos na Rua Aristides Bertuol, no bairro Eucaliptos. O local foi atingido por um deslizamento de terra na última quarta-feira (18) em razão das fortes chuvas.

Durante a reunião, que contou com a participação da diretora do IPURB, Melissa Bertoletti Gauer, do geólogo Lucas Rafael Noremberg e dos engenheiros Cláudio Rossato e Mauri Magnagnuagno, foram estabelecidas as ações emergenciais.

Entre elas, estão previstos contratos para ensaios de cisalhamento direto, além de sondagem e levantamento topográfico, que irão dimensionar as intervenções necessárias. A partir desses estudos, uma das soluções avaliadas é a instalação de gabiões no ponto onde ocorreu o rompimento, além de telas chumbadas com drenos horizontais profundos nos demais trechos.

Equipes iniciaram a limpeza da pista e avaliação do local ainda na quarta-feira (18), após o deslizamento.

De forma preventiva, os moradores da área foram retirados e encaminhados à Casa de Passagem. Com a diminuição da chuva, as equipes avaliam ainda nesta sexta-feira a possibilidade de retorno das famílias para suas residências.

Após a limpeza da pista e avaliações do local, o trânsito foi liberado na Rua Aristides Bertuol nesta quinta-feira (19). A Prefeitura de Bento Gonçalves também informou que busca alternativas definitivas para garantir a estabilidade do terreno e evitar novos deslizamentos.