Quem busca a UPA 24h, no bairro Botafogo, em Bento Gonçalves, tem precisado de paciência. Em alguns casos, a espera por atendimento ultrapassa 5 horas, com ainda mais aguardo pela conclusão dos exames. O resultado é uma casa de saúde lotada durante o dia e a necessidade de explicações e medidas por parte da prefeitura.
Na última quarta-feira (12), a reportagem do portal Leouve esteve na UPA e conversou com pessoas que aguardavam atendimento, ou esperavam a resolução de trâmites burocráticos. Uma mulher, que preferiu não se identificar, relatou ter procurado o espaço logo após o meio-dia, tendo sido atendida depois das 17h. “Quando a gente vem aqui é sempre assim. Eu estava com pressão baixa e fiz teste de gravidez. Ainda vou ter que esperar sair o resultado e me disseram que só daqui 3 horas”, disse.
Em relato, outra paciente disse ter sofrido desdém no atendimento. “Cheguei aqui desmaiando de dor e me falaram que não era grave. Fiquei horas esperando. É o que tem para fazer. Tem gente que desiste, vai embora porque não te como esperar.”
Atendimentos expandidos
Ainda na segunda-feira (10), a prefeitura assumiu o aumento na procura por atendimento na UPA 24h, sob a justificativa da proximidade do inverno. De acordo com o órgão, para realizar o desafogo do fluxo das últimas semanas, está sendo feita a expansão da possibilidade de consultas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros.
Desde a terça-feira (11), “cada unidade de saúde realiza consultas médicas por meio de agendamento, através de fichas disponibilizadas, além de consultas de urgência.” Em cada UBS, são disponibilizadas seis fichas para atendimento na parte da manhã e também á tarde. Há ainda a possibilidade de seis consultas por agendamento, além de duas fichas para urgência.
Atualmente, 75% dos pacientes atendidos na UPA 24h são fichas azul ou verde, ou seja, demandam atendimento que pode ser realizado nas unidades básicas. Atualmente, cerca de 600 atendimentos são realizados na UPA 24h todos os dias.