Daniel Panizzi é empossado na presidência do CIC de Bento Gonçalves

Daniel Panizzi que já presidente da Uvibra assume o posto de presidente do CIC-BG priorizando o diálogo para a construção de soluções e entende que o caminho para tanto passa pela união de esforços.

A solenidade de posse ocorreu na noite de 04 de dezembro, na sede da entidade, reunindo cerca de 350 participantes. Panizzi é o 55º gestor no comando da casa, fundada em 1914.

Panizzi recebe o cargo de Lazzari que passa a ser presidente do Conselho Diretor

“Assumo este compromisso não para ‘reinventar a roda’, mas para garantir a continuidade dos projetos estruturais e do diálogo aberto, aprofundando o que foi bem-feito ao longo do tempo. Uma entidade com a grandiosidade e a história do CIC-BG jamais poderia ser construída por uma única gestão. Ela é o resultado de uma caminhada pavimentada por líderes visionários, aos quais presto homenagem e reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido. Cada presidente que me antecedeu entregou uma entidade mais forte, influente e representativa”, disse.

Eixos de trabalho incluem a educação

Panizzi define como três os pilares para o trabalho da entidade: educação, segurança e saúde, consolidando a função do CIC-BG enquanto líder comunitário e garantidor de um ambiente de negócios próspero e duradouro para o município. Na sequência, aparecem de forma estratégia o turismo/enoturismo, e os investimentos em inovação e competitividade.

“Essas são as bases do desenvolvimento. Uma comunidade que prospera nessas áreas, cria um ambiente de negócios mais atraente, produtivo e sustentável”, defendeu. Outro campo importante será a manutenção e fortalecimento de eventos – ExpoBento e Fenavinho, por exemplo –, além de outras importantes promoções que ocorrem no município. “- Nosso compromisso é fortalece-los, garantindo que continuem sendo motores de desenvolvimento”, lembrou.

O novo presidente disse ter entendido o convite para o cargo mais do que um convite, um chamado. Será a oportunidade de retribuir a uma comunidade, e de zelar por uma entidade que moldou a história econômica desta região.

“Assumir a presidência de uma entidade tão importante como o CIC-BG é um ato de profundo desenvolvimento pessoal. É colocar à prova a capacidade de liderança, de ouvir, de negociar e de aprender com os mais diversos setores. É uma honra que nos faz crescer em humanidade e em visão estratégica”, disse.

Ao seu lado, Panizzi conta com uma relação de mais de 20 diretores (veja abaixo) engajados e unidos pelos mesmos propósitos.

“A caminhada é desafiadora, mas estou cercado de uma diretoria competente, motivada e com profundo amor por Bento Gonçalves. Nosso olhar estará focado na inovação, na sustentabilidade e na defesa da livre iniciativa. Juntos, faremos do CIC-BG o elo mais forte da economia de nosso município. O trabalho começa agora”, destacou.

Na gestão de Carlos Lazzari (2024-2025), Panizzi foi de Diretor de Relacionamento Vitivinícola do CIC-BG. Também presidiu a União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA) nas gestões 2022-2023 e 2024-2025. Nesse mesmo período, foi vice-presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (CONSEVITIS – RS). Farmacêutico, formado na PUCRS, com especialização em Indústria, é Diretor da Vinícola Don Giovanni, onde atua desde 2010. Na bagagem, traz também MBA Executivo em Saúde, pela Fundação Getúlio Vargas, e PDD (Programa de Desenvolvimento de Dirigentes), pela Fundação Dom Cabral.

Despedida de Carlos Lazzari e Novos Projetos

O discurso de despedida de Carlos Lazzari, que deixa a presidência da entidade na gestão 2024-2025 e assume o Conselho Superior no período 2026-2027, foi marcado pela apresentação do trabalho realizado e resultados conquistados no biênio. O empresário lembrou momentos importantes da atuação representativa do CIC-BG, seu papel enquanto interlocutor e fomentador do desenvolvimento. Também destacou a relevância de projetos capitaneados pela entidade e suas contribuições coletivas – como é o caso dos eventos, entre eles ExpoBento, Fenavinho, Envase Brasil, Natal nos Vinhedos, Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes e Sparkling Night Run – na condição de incentivadores do empreendedorismo, do turismo e da geração de oportunidades de negócios.

Nesse contexto, ainda, valorizou a atuação da entidade em projetos como o Qualifica Bento, o Miniempresa Junior Achievement, o Inova Bento – e em movimentos como o Bento+20 e o Unidos por Bento, entre outros.

“O CIC-BG ocupa uma posição estratégica fundamental em prol do desenvolvimento e do futuro de Bento Gonçalves, tendo um trabalho de articulação que impulsiona o progresso coletivo em diversas esferas, é um trabalho colossal, que nem sempre a comunidade tem conhecimento direto – mas que, seguramente, se beneficia dos resultados”, disse.

No encerramento, Lazzari manifestou o agradecimento a todos que estiveram ao seu lado nessa jornada.

“Recebi uma missão da qual muito me orgulho e que entrego com satisfação de ter, junto com o trabalho de toda a diretoria, contribuído positivamente com a entidade, com o município e microrregião. Nosso CIC-BG, em conjunto com todas as entidades setoriais, com o nosso poder público executivo e legislativo, e com todos os nossos associados, funcionários e assessorias, conduzem com muita excelência tudo que é realizado e concretizado, na construção de uma cidade pujante, que é exemplo e modelo para todos os municípios do nosso Brasil”, disse.

A solenidade marcou, também, a despedida de Marijane Paese, que deixa o cargo de presidente do Conselho Superior (2024-2025) e torna-se sócia-honorária da entidade.

“Tenho a grata satisfação de, junto a um excelente grupo de trabalho que faz parte do CIC-BG, ter contribuído com a criação e consolidação de projetos importantes para estimular o desenvolvimento de nossa região. É um esforço contínuo, gestão após gestão, que atende ao compromisso maior de promover Bento Gonçalves em todos os sentidos. Desejo sucesso às lideranças que, agora, também têm a oportunidade de protagonizar esse importante trabalho”, disse.

A noite teve, também, entrega do Mérito Empresarial, que premiou Casttini Móveis e Componentes na categoria indústria; Supermercado Grepar, na categoria Comércio; e Mérica Transportes e Logística na categoria Serviços.

Reconhecimento de lideranças

Prestigiada por autoridades e lideranças, a solenidade de posse da diretoria 2026/2027 do CIC-BG foi marcada por reconhecimentos às contribuições da entidade e seus gestores.

“A relação que construí com o Carlos Lazzari vai muito além do institucional, posso dizer que ganhei um grande amigo. Além de ser um empreendedor dedicado ao desenvolvimento da nossa cidade e à realização de feiras e eventos, Carlos esteve presente durante a tragédia climática de 2024. Ele colocou o pé no barro, arregaçou as mangas e não mediu esforços para ajudar nossa comunidade. Mais do que sua trajetória como empresário, o que fica é o legado dele como ser humano”, disse o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira.

“Ao novo presidente, Daniel Panizzi, desejo uma gestão de muito sucesso e que possamos continuar trabalhando juntos, por Bento Gonçalves”, complementou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Anderson Zanella, também manifestou sua gratidão.

“Agradeço ao presidente Carlos Lazzari, pois quando assumimos esta Legislatura, em janeiro de 2025, não foi uma, não foram duas — foram inúmeras as vezes em que liguei pedindo conselhos, e em que nos reunimos com outras entidades. As tomadas de decisão na Câmara, desde janeiro, foram feitas de forma coletiva. As entidades, a sociedade civil organizada, participaram de todos os processos importantes. E é desta forma que continuaremos conduzindo o Legislativo, porque entendemos que a sociedade, a comunidade, por meio das suas entidades e representantes, é o nosso motivo de aqui estar. Sabemos a força e a importância que o CIC tem em nossa cidade, pelo impacto que gera e pelo quanto movimenta Bento. Desta forma, queremos agradecer à toda diretoria do presidente Carlos, que esteve sempre junto nessa caminhada de sucesso”, lembrou. “Tenho certeza de que o novo presidente, Daniel Panizzi, vai seguir esse trabalho com o mesmo compromisso e entusiasmo que lhe é peculiar e que sempre marcou a trajetória do CIC-BG”, disse.

Diretoria Executiva 2026-2027

Presidente: Daniel Panizzi

1ª Vice para Assuntos da Indústria: Cíntia Weirich

2º Vice para Assuntos da Indústria: Deonir De Toni

1º Vice para Assuntos de Comércio: Gustavo Cecon

2º Vice para Assuntos de Comércio: Vinícius Buffon

1º Vice para Assuntos de Prestação de Serviços: Douglas Ludwig

2º Vice para Assuntos de Prestação de Serviços: Diego Santi

1º Diretor Secretário: Gustavo Neis

2º Diretor Secretário: Thiago Manfrói

1ª Diretora Tesoureira: Júlia Medin Liviera

2º Diretor Tesoureiro: Vicente Tomasi

Diretor de Tecnologia e Informática: Roberto Carraro

Diretor da Construção Civil: Alan Scomazzon

Diretor de Planejamento Urbano: Diogo Parisotto

Diretor Vitivinícola: Roberto Cainelli Jr.

Diretor de Turismo, Gastronomia e Cultura: Emiliano Castaman

Diretor de Comunicação e Marketing: Rodrigo Valério

Diretora de Qualificação: Hildegard Tres

Diretor de Logística: César Anderle

Diretora de Infraestrutura: Sabrina Portaluppi

Diretor Social e Relacionamento com o Associado: Marcos Fracalossi

Diretor de Inovação: Cesar Cini

Executiva: Caroline Morás Basso