O curso de Nutrição do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (UCS Bento), completou cinco anos. A celebração, que ocorreu dia 30 de outubro, reuniu alunos, egressos e educadores, no Bloco A da instituição de ensino.
Na oportunidade, os convidados compartilharam experiências e conquistas. Eles aproveitaram a ocasião para promover uma reflexão sobre a importância da nutrição nos dias de hoje.
“Como universidade, nosso compromisso é a formação integral dos alunos, para que eles possam atuar de forma ética, qualificada e competente na área da saúde”,
destacou a diretora acadêmica da UCS Bento, Nívia Tumelero.
A programação do evento, que contou também com a presença das coordenadoras do curso de Nutrição dos campi de Bento Gonçalves e das Hortênsias, Josiane Siviero e Simone Bonatto, respectivamente, teve o relato do egresso Dilan Silvani, representando a primeira turma de graduados, e um bate-papo mediado pela professora Pâmela Antoniazzi dos Santos.
Durante o evento, três nutricionistas egressas do curso, Marina Rigotti, Magliane Béria e Nicole Mussi, compartilharam suas vivências profissionais, ressaltando a diversidade de atuações que o campo da nutrição oferece.
Marina, graduada em 2015, atua na UPA 24h de Bento Gonçalves, onde gerencia tanto a nutrição clínica quanto a coletiva. Ela enfatizou a importância da terapia nutricional e da construção de cardápios adequados às necessidades dos pacientes internados.
“Uma alimentação adequada pode fazer toda a diferença na recuperação deles”, reforçou Nicole, formada em 2021.
Ela ainda ressaltou sua trajetória como nutricionista clínica no Hospital Tacchini, na área materno-infantil, salientando a importância da atualização constante e da empatia no atendimento.
“O nutricionista deve não apenas entender a ciência por trás da nutrição, mas também conectar-se com seus pacientes de forma humana e acolhedora”.
Profissional desde 2014, Magliane abordou sua atuação na Prefeitura de Bento Gonçalves, focada na alimentação escolar, um aspecto fundamental para a saúde e bem-estar das crianças.
“A nutrição adequada na infância pode impactar positivamente na vida das crianças a longo prazo”, ressaltou.
A coordenadora do curso, Josiane Siviero, ressaltou que, nestes cinco anos, o curso contribui para a construção de uma comunidade vibrante, dedicada à promoção da saúde e ao bem-estar, sempre com foco na qualidade do ensino e na formação de profissionais competentes.
“A nutrição adequada na infância pode impactar positivamente na vida das crianças a longo prazo”, ressaltou.
A graduação em Nutrição da UCS Bento foi lançada em 2019. A primeira formatura ocorreu em março deste ano.