FISCALIZAÇÃO

CREA-RS fiscaliza 60 indústrias de máquinas e equipamentos na região de Bento Gonçalves

Operação Hefesto ocorre até 15 de agosto em 23 municípios, verificando a atuação de profissionais e empresas habilitadas

Foto: CREA-RS/Divulgação
Foto: CREA-RS/Divulgação

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) realiza, de 11 a 15 de agosto, a Operação Hefesto na área de abrangência da Inspetoria de Bento Gonçalves. A ação tem como objetivo fiscalizar 60 indústrias do setor de máquinas e equipamentos.

A operação inclui 23 municípios, entre eles André da Rocha, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Dois Lajeados, Fagundes Varela, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Prata, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Durante as inspeções, os agentes verificam se as empresas possuem responsável técnico devidamente habilitado e com qualificação compatível com a função, além de estarem legalmente constituídas para exercer atividades regulamentadas pelo Sistema Confea/Crea. A fiscalização também busca garantir a integridade das estruturas, a segurança dos trabalhadores e a preservação ambiental.

O CREA-RS é uma autarquia federal vinculada ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), responsável por fiscalizar o exercício das atividades profissionais da área. Com 44 inspetorias no Estado, a entidade atua para assegurar que serviços técnicos sejam realizados por profissionais qualificados, protegendo tanto o mercado de trabalho quanto a segurança da população.