Corpo de enfermagem do Tacchini cria rede de segurança ao paciente

Rede visa integrar profissionais da área de diversos ambientes e também estudantes

Publicado por
11:20 - 01/08/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
corpo de enfermagem

O corpo de enfermagem do hospital Tacchini acaba de se integrar à Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP). A iniciativa de criar um núcleo local é liderada pelas enfermeiras Natália de Almeida Santos, Analista do Núcleo de Relacionamento Médico e Jaqueline Casagrande Valduga, Coordenadora de Enfermagem do Tacchini Sistema de Saúde. O objetivo é fortalecer a assistência de enfermagem segura e com qualidade na região. 

A REBRAENSP busca estabelecer estratégias de articulação e cooperação técnica entre instituições de saúde e educação, a fim de promover a segurança do paciente. Também busca aprimorar a formação e atuação dos profissionais da área de enfermagem. Além disso, a participação no grupo é aberta a todos os profissionais da equipe de enfermagem, assim como a profissionais de outras áreas da saúde e afins. Também estudantes de escolas técnicas e de graduação podem se integrar.

Queremos promover a troca de experiências entre os serviços de saúde de toda a região e desenvolver ações voltadas à segurança do paciente. Isso no ambiente das organizações de saúde, escolas, universidades, programas e organizações não governamentais. Nosso objetivo principal é prevenir danos e fortalecer as práticas de assistência ao paciente”, enfatiza Natália.

A criação do Núcleo Bento Gonçalves da REBRAENSP deve ampliar ainda mais as discussões sobre políticas e práticas de segurança do paciente. A troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais, aliada ao estabelecimento de diretrizes e protocolos de segurança, ainda deve contribuir para a promoção de uma assistência de enfermagem mais segura e de qualidade.

Espaço para desenvolver estratégias

Com a participação aberta a profissionais e estudantes da área da saúde, a expectativa é que o Núcleo se torne um espaço de referência para o desenvolvimento de estratégias e ações voltadas à segurança do paciente.

A expectativa é que sejam realizadas reuniões mensais do núcleo. A próxima deve ser agendada ainda para agosto.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp